Pecuarista mineiro Gabriel Donato de Andrade morre aos 96 anos - Rede Gazeta de Comunicação
Pecuarista mineiro Gabriel Donato de Andrade morre aos 96 anos

Morreu no primeiro dia de 2023, aos 96 anos, o produtor rural, construtor e líder nacional do agronegócio, Gabriel Donato de Andrade. O pecuarista sempre se dedicou aos investimentos agropecuários, tem duas empresas no setor: a Colonial Agropecuária Ltda e a Fazenda Calciolândia, uma das maiores criadoras de Gir Leiteiro do país. 

A morte foi informada por meio das redes sociais da Fazenda Calciolândia. “Vovô querido!! Exemplo de homem, pai, profissional!!! Obrigado por tudo. Finalmente encontrará Verinha e possa ter certeza de que manteremos seus valores e seu legado com a mesma paixão e dedicação!!! Bjo carinhoso família Cal”, diz a publicação. 

Andrade vem de uma família com reconhecida tradição na seleção de gado leiteiro, e colaborou intensamente para o desenvolvimento dos plantéis das raças Gir Leiteiro e Nelore no país. O pecuarista nasceu em 1926, na Fazenda São Miguel, hoje Calciolândia. Aos 22 anos, Gabriel graduou-se no curso de engenharia civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste ano ainda estudante, em dois de setembro de 1948, fundava a Construtora Andrade Gutierrez, juntamente com seu irmão Roberto Andrade este engenheiro também com 10 anos de experiência, mais o seu companheiro de universidade Flavio Gutierrez. 

Foi a Construtora Andrade Gutierrez que construiu a barragem de Janaúba tendo os trabalhos sido concluídos no final de 1978 e em janeiro de 1979 ficou cheia e transbordou pela primeira vez.

O pecuarista foi eleito o 3º vice-presidente na gestão 2007/2009, liderada por José Olavo Borges Mendes. Por meio de nota a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) lamentou a morte do mineiro. “A ABCZ se solidariza à família e amigos pela perda irreparável”, diz a nota. Gabriel recebeu o Mérito ABCZ em 1990 e também foi homenageado com o nome gravado em um dos pavilhões do parque Fernando Costa. (Canal do Boi)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: