Parlamentares aprovam varandas urbanas - Rede Gazeta de Comunicação
Parlamentares aprovam varandas urbanas

A Câmara de Vereadores aprovou, na manhã dessa quinta-feira (22), projeto de Lei 3.139, de 07 de agosto de 2003 do Executivo, que estabelece regras e condições para a Instalação de parklets em alguns pontos da cidade. A proposta havia sido apresentada pelo vereador Wilton Dias (PTB) em requerimento. O vereador Wilton Dias falou sobre a importância dos parklets também conhecidos como varandas urbanas: “uma parceria público-privado que vai mudar o cenário da nossa Montes Claros, assim como cidades como Belo Horizonte, Uberlândia, dando mais uma opção de lazer e interação da população. Uma conquista de grande valor, já que o requerimento com a solicitação, apresentado por mim, foi aprovado por todos os parlamentares e, na manhã nessa quinta-feira, pudemos fechar o ano de trabalho aprovando o projeto do executivo para instalação dos parklets na nossa Montes Claros.

Os parklets consistem em uma extensão da calçada e, normalmente, são restritos ao tamanho máximo de duas vagas de estacionamento. Eles são feitos de material não permanente, ou seja, de modo que podem ser removidos do local. O objetivo é ser uma área de lazer onde as pessoas podem sentar, ler, conversar, relaxar e mais, como uma pequena praça. Como é um espaço público, ele pode ser usado por qualquer pessoa. As varandas urbanas estão cada vez mais comuns em várias cidades brasileiras e são uma tendência que tenta encaixar áreas de lazer na paisagem urbana.

A ideia inicial dos primeiros parklets surgiu em São Francisco, nos Estados Unidos. No Brasil, eles surgiram de forma tímida em São Paulo e se espalharam para outras cidades, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. As alternativas para mobiliário são várias e incluem bancos, mesas, plantas, lixeiras, pergolado, deck, bancadas, carregador de celular, equipamentos de ginástica, bicicletário e outros. Além de mudar o cenário urbano e funcionar como área de lazer, os parklets, quando alocados nas proximidades de restaurantes ou bares, tendem a aumentar as vendas. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: