MP repassa verba para compra de caminhão para coleta de resíduos de saúde - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

MP repassa verba para compra de caminhão para coleta de resíduos de saúde

GIRLENO ALENCAR

O Ministério Público de Minas Gerais liberou uma verba para o Consórcio Intermunicipal de Saúde Norte de Minas (Cisnorte) adquirir sum caminhão baú para ser usado na coleta do lixo da área de saúde dos municípios consorciados. São R$ 384 mil do Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. O veículo reforça o êxito da implantação do Projeto de Transporte de Resíduos dos Serviços de Saúde na Instituição. O diretor do Cisnorte, Delson Junior, esteve em reunião ordinária com o grupo coordenador do Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, ocorrida no dia 10 de novembro de 2022; e que, após defesa, foi amplamente aceito e aprovado pela Coordenação.

“Com a aquisição do novo caminhão, o transporte dos resíduos hospitalares e a destinação adequada resultam na garantia de sustentabilidade, além de proporcionar melhorias à saúde pública e ao meio ambiente. Consequentemente, também irá reduzir o custo de manutenção sendo mais um ganho para os municípios consorciados”, comentou o presidente do Cisnorte e prefeito de São João da Ponte, Danilo Wagner Veloso,

Ele agradeceu o apoio da vice-presidente da entidade Valquiria Rodrigues Cardoso (prefeita de Varzelândia), do Secretário Farley Vieira Ribeiro (prefeito de Ubaí) e do Conselho Fiscal composto pelos Conselheiros Oseas Almeida Junior (prefeito de Campo Azul), Arlis Soares Coutinho (prefeito de Ibiracatu), Dernival Mendes dos Reis (prefeito de Lontra), Gonçalo Mendes Magalhães (prefeito de Ícarai de Minas), Marcelo Meireles (prefeito de São Romão) e aos demais prefeitos dos municípios consorciados, Miguel Paulo Filho (de São Francisco), Valmir Moraes de Sá (de Patis) Marcus Vinícius Carvalho (de Brasilia de Minas), Ley Lopes (de Pintópolis), Juvenal Alves Santos (de Luislândia), Welson Gonçalves (de Japonvar) e Luciano Rabelo Veloso (de Mirabela). Faço questão de relatar o nome de todos os consorciados, pois o projeto só foi aprovado devido à parceria e união de todos nós  associados.”

Essa aquisição também ratifica relevante apoio e parceria do Promotor de Justiça de Brasília de Minas, João Paulo Fernandes. “Agradecemos ao Ministério Público de Minas Gerais, nas pessoas do Promotor de Justiça de Brasilia de Minas, João Paulo Fernandes e do Procurador de Justiça Jarbas Soares; ressaltamos que sem a validação e o apoio do MP não conseguiríamos tamanho benefício, uma vez que o veículo a ser adquirido está orçado em R$ 384 mil e o Consórcio, por ser uma entidade sem fins lucrativos, não possui receita para tal aquisição”, conclui Danilo Veloso, presidente do Cisnorte.

O promotor João Paulo Fernandes, de Brasília de Minas, explica que o Norte de Minas tem um grande deficit relevante na coleta de resíduos da saúde e esse caminhão vem ajudar a reduzir esse déficit e dar maior agilidade neste trabalho. Além disso reduzira os custos para os municípios.