Montes Claros compra R$ 673,89 mil em brinquedos pedagógicos para 2023 - Rede Gazeta de Comunicação

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Montes Claros compra R$ 673,89 mil em brinquedos pedagógicos para 2023

A Secretaria Municipal de Educação comprou R$ 673.895,00 em brinquedos recreativos, educativos e pedagógicos para os 12 mil alunos do ensino infantil das 42 unidades escolares da cidade. O processo: 621/2022 – modalidade: inexigibilidade de licitação n°. 167/2022– teve como objeto a adesão à ata de registro de preços do pregão n° 061/2022. A secretaria Rejane Veloso explica que a compra ocorreu agora, mas o material será usado no ano letivo de 2023.

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Paramitas e o Programa Multi Educa, capacita educadores públicos municipais para as boas práticas no uso dos tablets educacionais

fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Paramitas e o Programa MULTIduca, aconteceu entre os

dias 8 e 14 de setembro de 2022 evento de formação e capacitação para os educadores públicos municipais, com a temática de boas práticas no uso dos tablets educacionais.

A live inaugural do evento ocorreu no dia 8 de setembro, sendo transmitida pela plataforma YouTube, e tendo contado com mais de 1600 espectadores ao vivo, sob o título “Plano de ação do processo formativo dos educadores do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros” (o vídeo foi gravado e está disponível pelo link https://www.youtube.com/watch?v=FuxtEESrkt8).

As capacitações aconteceram presencialmente e envolveram os diretores escolares, equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, supervisores, monitores de informática e representantes de professores das escolas, tendo a participação de mais de 300 educadores, presencialmente, nos três dias de formação.

A aquisição de 21 mil tablets pela Prefeitura Municipal de Montes Claros para destinação aos estudantes e educadores do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros visa ao desenvolvimento acadêmico dos alunos através da facilitação do uso de ferramentas como pesquisas, videoaulas, leituras de ebooks, preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), participação do Monitoramento da Aprendizagem e Intervenção Pedagógica, dentre outros.

O uso dos tablets favorece os professores na criação de novas estratégias metodológicas, diversificação de atividades, dinamização de aulas, pesquisas, capacitação, aprimoramento de boas práticas educativas, planejamentos, controle e acompanhamento da frequência e desempenho escolar dos estudantes.

Assim, também favorece supervisores e diretores na condução de ações didático-pedagógicas, monitoramento da aprendizagem dos estudantes, planejamento de estratégias educacionais, controle e acompanhamento do desempenho acadêmico e execução de aulas pelos professores, bem como o suporte e apoio dos monitores de informática nas instruções de melhor uso do equipamento e assistência aos educadores e alunos.

Para o coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação, Sérgio Caetano Maia, “A aquisição dos tablets é uma novidade para educadores e estudantes que precisam entender como aliar o equipamento às suas aulas e estudos podendo vivenciar uma experiência de educação completa com aulas híbridas atrativas, com mais autonomia, criatividade e dinamismo”. Para a Secretária Municipal de Educação, Rejane Veloso Rodrigues. “Este é um legado desta administração, tendo em vista as diferentes possibilidades de ensino e estudo por meio das ferramentas midiáticas”, destacou a secretária.

Para a diretora técnico-pedagógica da Secretaria de Educação, Elisângela Mesquita Silva. “Os dias de capacitação pela equipe MULTIduca e Instituto Paramitas proporcionaram aos participantes entretenimento, conhecimento, pesquisa e aplicação de boas práticas no uso do tablets”. A diretora orienta: “Os tablets são equipamentos de uso individual e coletivo, de modo que no final ano letivo, os estudantes deverão devolvê-los para que os colegas do ano seguinte possam utilizá-los. Os professores deverão incorporar o uso dos tablets em sua rotina diária de aulas para melhor usufruir das ferramentas educativas e orientar pais e estudantes ao uso adequado do equipamento”. (GA)

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