GIRLENO ALENCAR
A experiência do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) em Miravânia foi essencial para que a Escola Estadual Dona Maria Carlos da Mota ganhasse o Prêmio Escola Transformação, concedido pelo Governo de Minas. O projeto foi apresentado no escopo do protagonismo juvenil e selecionado como prática exitosa pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). O PJ Minas é um programa de educação política e cidadã voltada para estudantes do ensino médio. Ele é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com as câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.
A professora da escola e presidente da Câmara de Vereadores de Miravânia, Elzenice Gomes Dourado, conta que outras ações foram desenvolvidas pela escola, mas que o PJ Minas foi preponderante para a premiação. “A transformação dos jovens do projeto foi rápida e muito visível. Em pouco tempo, os alunos ganharam muita desenvoltura. Todos na escola perceberam esse crescimento”, justifica.
A proposta de participação política e cidadã do PJ Minas também foi transformadora para os jovens, na avaliação de Elzenice. “Num ano eleitoral e com grande polarização, isso foi muito importante. Os jovens também foram muito ativos nas redes e isso foi determinante para o êxito do projeto”, acrescentou.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)