Instituto Laborearte lança Natal Reciclado 2022 - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Instituto Laborearte lança Natal Reciclado 2022

Saiba como Ideias criativas podem mudar realidades – Materiais que iriam para o lixo foram transformados em decoração natalina

Nesta semana, o Instituto Laborearte renovou as parcerias com a Prefeitura Municipal de Montes Claros e a VLI Multimodal S.A. para realização do Projeto Natal Reciclado 2022 no bairro São Judas Tadeu.

Desde 2019, o Laborearte tem desenvolvido ações no sentido de mobilizar, promover a sustentabilidade e conscientizar a população do bairro para a conservação do calçadão que, através de oficinas de reciclagem, palestras de empreendedorismo e geração de renda. “O projeto Natal Reciclado começou no ano de 2008 com decoração de vários pontos da cidade e também com o apoio da Prefeitura e empresas parceiras. Trabalhamos o Natal como um conceito para criar intervenções urbanas que possam encantar as pessoas e com isso transformar o meio ambiente em que elas habitam. Aqui no São Judas a comunidade nos recebeu muito bem e esse ano não será diferente”, conta a diretora do Instituto Laborearte e designer industrial, Adriene Tupinambá.

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães visitou o local e falou sobre a participação do município. “O Natal Reciclado veio somar com o trabalho que já existe na Prefeitura que fornece subsídios para os galpões e com essas ações, deixar de enterrar o lixo e entender que ele tem valor econômico e quanto mais nos aproveitarmos, menos recursos ambientais serão retirados da natureza. O Natal Reciclado é um caso prático da aplicação dos resíduos sólidos de maneira correta”.

Nas oficinas, os participantes conseguem aprender a transformar garrafas pet e outros materiais em bolas de natal, guirlandas e vários adereços como é o caso da moradora Geysa Carolina Ferreira, que e se identificou com o projeto e começou a frequentar as atividades como mais uma opção de geração de renda. “A oportunidade que nos foi dada foi tão importante que a gente pode transformar essa sucata em arte e também ajudar na nossa própria renda. Hoje eu faço as peças em casa, vendo para o projeto e também para conhecidos e ajudo o meio ambiente e meu bairro de forma rentável e prática”. 

A diretora do Laborearte acrescenta ainda, que todos podem participar do projeto fazendo suas peças em casa. “Qualquer pessoa, com simples soluções, às vezes, coisas que iriam para o lixo, pode criar um ambiente como no espaço, basta ter iniciativa em querer transformar a sua realidade e do próximo”, disse Adriene.

Reconhecimento social

Por trabalhar maneiras de sustentabilidade e empreendedorismo que transformam famílias e espaços, e trazer aspectos de valorização da sociedade, o projeto teve reconhecimento e incentivo da Câmara Municipal de Montes Claros como descreve o vereador Igor Dias. “Em 2021, a Câmara reconheceu e concedeu ao Instituto Laborearte, o Título de Utilidade Pública, para assim ter o reconhecimento social e estreitar parcerias públicas e privadas pra a realização do Projeto Natal Reciclado”. 

O Instituto existe há 22 anos e está aberto a parcerias e patrocínios de empresas parceiras. Quem quiser conhecer o projeto, participar das oficinas pode entrar em contato pelos telefones: (38)3213-3423 ou 99984-7366.