Licorice Pizza retrata as indas e vindas de um romance adolescente - Rede Gazeta de Comunicação
Licorice Pizza retrata as indas e vindas de um romance adolescente

Quem nunca teve uma paixão adolescente por uma pessoa bem mais velha que você? Esse é o caso de Gary Valentine, um ator de 15 anos que mesmo ainda muito novo já vê sua carreira indo ladeira a baixo. No dia da foto do anuário, Gary conhece Alana, uma jovem mulher por quem se apaixona perdidamente. Ele usa todo seu charme a artifícios para tentar conquistá-la, uma tarefa que acaba sendo mais difícil que ele pensava.

Desde sua estreia em 1996, o diretor e roteirista Paul Thomas Anderson vem acumulando uma legião de fãs, sendo considerado por muitos como um dos maiores atores do cinema atual. Licorice Pizza é de longe a obra mais íntima do cineasta, começando com a ambientação, que se passa na San Fernando Valley dos Anos 70, lugar onde PTA cresceu. Mas essa intimidade fica ainda mais evidente no elenco de atores, Gary é interpretado por Cooper Hoffman, filho de Philip Seymour Hoffman – grande colaborador do diretor e considerado um dos maiores atores de sua geração – que infelizmente veio a falecer há oito anos. Assistindo ao filme, fica claro que o talento corre nas veias do jovem ator, apesar de sua atuação ser bem instintiva, Cooper entrega um personagem carismático, cuja esperteza várias vezes bate de frente com a infantilidade.

Já Alana é interpretada por Alana Haim, que ficou conhecida por seu trabalho como guitarrista e uma das vocalistas da banda pop HAIM, formada por ela e por suas duas irmãs Danielle e Este. PTA e HAIM são colaboradores de longa data, o cineasta já dirigiu vários clipes musicais da banda, e quando chegou a hora de escrever essa nova história, ele fez questão de escrever o papel exclusivamente para Alana. Mesmo interpretando uma personagem baseada nela mesma, a estreante brilha durante todo o longa, Alana é o retrato universal das ansiedades de muitos jovens adultos, aos 25 (ou 28) anos, ela ainda mora com os pais, e vive pulando entre empregos detestáveis, a jovem busca por um chamado em qualquer oportunidade, seja como atriz, ativista política ou parceira de negócios de Gary.

Além da química excepcional entre Alana e Cooper, a paixão entre os protagonistas também deve funciona muito por causa da montagem e da fotografia, mesmo com os atores não sendo um grande exemplo do padrão de beleza hollywoodiano, a câmera faz parecer que estamos ali vendo Humprey Bogart e Audrey Hepburn contracenando, os olhares e sorrisos transmitem afeto, admiração e a insegurança de um sentimento tão incerto.

Paul Thomas Anderson dirige esse roteiro de forma episódica, sempre experimentando e brincando com seus personagens, as figuras que aparecem pelo caminho são escadas para Alana e Gary se auto-descobrirem.

Licorice Pizza é uma comédia romântica carregada do otimismo sombrio do seu diretor, um filme que expõe como a nossa busca por realizações pode acabar exigindo demais de nós.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: