Hospital Aroldo Tourinho e Inatel podem firmar parceria - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Hospital Aroldo Tourinho e Inatel podem firmar parceria

A diretoria do Hospital Aroldo Tourinho reuniu-se na manhã dessa quinta-feira, 07/07, com a diretoria do Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, representantes da Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas – ADENOR e da Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte Minas – FUNDATEC. O objetivo foi estudar a possibilidade de serem firmadas parcerias em prol do desenvolvimento tecnológico da região, contemplando o HAT.

Participaram da reunião o diretor-geral do INATEL, professor Carlos Nazareth Motta Marins, o presidente da FUNDATEC e membro do Conselho Curador da Fundação Hospitalar de Montes Claros, Alexandre Pires Ramos, o coordenador da incubadora de empresas e do núcleo de empreendedorismo e inovação do INATEL, professor Rogério Abrantes, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros – CDL, Ernandes Ferreira da Silva.

Eles foram recebidos pelos professores Paulo César Gonçalves de Almeida e Cláudio Medeiros Santos, respectivamente presidente e vice-presidente do Hospital Aroldo Tourinho, e pela superintendente, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra.

Também participaram do encontro os diretores operacionais do HAT: contadora Erika de Oliveira Lopes (administrativa), enfermeira Soneide Dias Batista (assistencial), enfermeira Zilá Aparecida Soares Pereira (qualidade e inovação), a gerente de manutenção e biomédica do HAT, Elizângela Janei Silva, e os diretores da ADENOR, Edenilson Durães (integração regional), Marcin Hasznos (projetos) e Lílian Laughton (conselho operacional).

“Em um mundo cada vez mais digital é muito importante que as instituições se associem no intuito de prover soluções que atendam as necessidades não só da instituição, mas também da população que faz uso dos serviços que as nossas instituições oferecem. Nesse contexto, a parceria entre o Hospital Aroldo Tourinho e o INATEL é extremamente positiva porque nós temos um curso de engenharia biomédica, bem reconhecido dentro do cenário nacional e internacional e a excelência dos serviços prestados pelo Hospital é reconhecida também no norte de Minas, e em toda Minas Gerais. Acredito que essas duas competências se unindo trarão bons frutos para toda a comunidade”, explica o diretor-geral do INATEL.

“É um prazer muito grande estarmos aqui e a nossa motivação é conseguirmos identificar uma forma de prosperar com a parceria entre o INATEL, as principais instituições de Montes Claros e, sobretudo, com o Hospital Aroldo Tourinho”, diz o professor Rogério Abrantes.

“O INATEL é um importante centro, reconhecido estadualmente, nacionalmente e internacionalmente, de inovação em tecnologias, de formação de profissionais, de incubação de empresas de tecnologias. Em especial, estamos dando ênfase à tecnologia de equipamentos médicos hospitalares. E a presença deles visitando o Hospital Aroldo Tourinho, a cidade de Montes Claros, é muito importante porque abre a possibilidade de uma parceria junto com o hospital que beneficiará toda a rede hospitalar na promoção do desenvolvimento de profissionais que lidam com equipamentos médico-hospitalares e de outras perspectivas de inovação na área”; fala o vice-presidente do HAT, professor Cláudio Medeiros Santos.

“Estamos trazendo o INATEL para esse projeto de aproximação com o Norte de Minas na estruturação do Parque Tecnológico aberto aqui de Montes Claros, desse curso de engenharia biomédica aqui no Hospital Aroldo Tourinho, a partir de um programa de incubação de empresas que seria conduzido com base na experiência do INATEL”, explica o presidente da FUNDETEC e membro do Conselho Curador, Alexandre Pires Ramos.

“Como representante da classe empresarial, achamos positiva essa parceria do Aroldo Tourinho e INATEL, porque a saúde é o bem maior de todos. E é importante esse intercâmbio de inovação e tecnologia da INATEL, lá de Santa Rita do Sapucaí, que já é uma referência nesse quesito, com o Aroldo Tourinho, que é excelente na área da saúde. Quem ganha é a população de Montes Claros”, comenta o presidente da CDL, Ernandes Silva.

“Classificaria esse encontro que tivemos nessa como histórico. Nós recebemos aqui a direção do INATEL, uma instituição que é referência no desenvolvimento científico e tecnológico. Isso vai permitir que a Fundação Hospitalar de Montes Claro/ Hospital Aroldo Tourinho alavanque parcerias que vão ter reflexos na qualidade e na melhoria da assistência prestada à nossa clientela na região e também fora do Norte de Minas”, diz o presidente do HAT, professor Paulo César, que acrescenta: “este momento é importante e com certeza virão novidades importantíssimas para a área biomédica, como a formação de profissionais que poderão se qualificar melhor na área da saúde, que não vão beneficiar apenas o Aroldo Tourinho, vão contemplar também outros hospitais, outras instituições. Nós já estamos programando uma visita específica de representação do Hospital Aroldo Tourinho a Santa Rita do Sapucaí onde está sediado o INATEL. Nós estaremos também alinhados com as demais instituições de Montes Claros para que essa parceria se consolide e realmente apresente frutos positivos, porque Montes Claros necessita disso para crescer ainda mais. O Hospital Aroldo Tourinho, enxergando a importância do INATEL, quer chegar lá e nós estamos programando a visita nos próximos 15 dias”, finaliza o presidente.


Expomontes é palco para Programa de Imersão do Inatel

Durante a 48ª Expomontes, nessa quinta-feira (07), a Sociedade Rural de Montes Claros recebeu os integrantes do Programa de Imersão do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Alexandre Pires Ramos, que intermediou o encontro, informou que o objetivo é criar uma parceria para construir, em Montes Claros, um parque tecnológico aberto, a exemplo do que existe já em Santa Rita do Sapucaí.

“Desejamos também a colaboração do Instituto para erguer um centro de tecnologia em energias renováveis; implantar um programa de incubação de empresas, também com experiência do Inatel e, por fim, abrir um curso de Engenharia Biomédica no Hospital Aroldo Tourinho e a Unimontes, que estarão participando junto com os hospitais daqui de Montes Claros”, destacou Alexandre.

O presidente da Rural, José Moacyr Basso ressaltou que este tipo de demanda só engrandece a Exposição, que está no sétimo dia de realização. “Sentimo-nos honrados em receber todos aqui. A Sociedade Rural tem total interesse no desenvolvimento da região e direcionará todos os esforços para concretizar as metas do Programa”, garantiu José Moacyr.

PRESENÇAS | Estavam presentes representantes das entidades de classe, como a Rural, ACI, CDL, Rotary, Credinosso, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, o Vice-Prefeito de Montes Claros, da Fundetec; Sebrae; da Fundação Dom Cabral; Convenorte; Solar Energia; Epamig; Adenor; Codemc; Grupo Carapreta; e RG. Após a reunião, o grupo seguirá para o estande do Sebrae Minas, para conhecer dez empresas que estão sendo incubadas pela Fundetec.