Bicicletários serão implantados em vários pontos de Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação
Bicicletários serão implantados em vários pontos de Montes Claros

VINÍCIOS SANTOS

Foi iniciada em Montes Claros a instalação de bicicletários – equipamentos para o estacionamento gratuito de bicicletas. A ação faz parte do projeto “Moc + Bike (1 carro a menos = 10 bikes a mais)”. A primeira instalação ocorreu na avenida José Correa Machado, nas proximidades da entrada principal do Espaço Sagarana. A expectativa é de que nos próximos dias, mais nove estruturas sejam montadas em diversos pontos da cidade.

O vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos de Montes Claros, Guilherme Guimarães, enfatiza que, com a implantação do programa a cidade está incentivando cada vez mais o uso de bicicletas para melhorar a mobilidade urbana, reduzir a poluição e diminuir os gargalos de trânsito.

O morador no bairro Santo Antônio ll, Alan Costa Miranda, de 43 anos, possui mobilidade reduzida nas pernas, e usa uma bicicleta motorizada para pequenos e grandes percursos. “Totalmente aprovada a implantação deste projeto. Além de oferecer segurança para deixar a bicicleta em um ponto bem localizado, incentiva os moradores a tirarem as bikes da garagem e deixarem os carros lá”, afirmou.

À priori o programa “Moc + Bike” irá implantar 10 bicicletários na cidade, em pontos estratégicos, como a Praça da Catedral, a Praça de Esportes e o Shopping Popular. Cada bicicletário terá capacidade para receber 10 bicicletas, e será instalado na rua, ocupando exatamente a vaga de um carro. Os bicicletários estão sendo construídos por um empreendimento imobiliário da cidade, como medida compensatória de impacto no trânsito, e não trarão custos para o Município.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Montes Claros possui mais de 417 mil habitantes. Já a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), antigo Denatran, divulgou, neste ano, que Montes Claros possui 128 mil veículos emplacados, entre automóveis, caminhonetes, caminhões, ônibus e micro-ônibus. Motocicletas somam 93 mil unidades.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: