Mais de 15 mil empreendedores do Norte de Minas foram orientados - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Mais de 15 mil empreendedores do Norte de Minas foram orientados

O Norte de Minas é uma das referências no estado na ‘Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae’. Dos 85 municípios atendidos pelo Sebrae Minas na região, 62 cidades possuem pontos instalados nas Salas Mineiras do Empreendedor (SME), e juntos contabilizaram, entre janeiro e junho deste ano, mais de 15 mil atendimentos.

O projeto é fruto da parceria entre Sebrae Minas, poder público e outras instituições locais para facilitar o acesso dos empreendedores às informações e serviços que estimulem o empreendedorismo, a melhoria da gestão das empresas e o desenvolvimento dos pequenos negócios. Em todo o estado, há 420 pontos de atendimento e mais de 800 agentes.

“O saldo positivo deste trabalho é resultado da articulação assertiva do Sebrae Minas com gestores municipais e parceiros locais, impulsionado pela qualidade do atendimento de nossos agentes. Os pequenos negócios são um dos principais motores para a economia de municípios mineiros. Nesse contexto, a ‘Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae’ foi criada para facilitar o acesso às informações de empreendedores que querem abrir ou buscam orientação para melhorar a gestão de seus negócios, favorecendo assim a geração de emprego e renda nos municípios”, afirma o gerente do Sebrae Minas da Regional Norte, Jadilson Borges.

Em Espinosa, cidade de 31 mil habitantes, são feitos em média cerca de 300 atendimentos por mês. Isso porque, em um mesmo ambiente funcionam a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sala Mineira do Empreendedor, Sindicato Rural, Ponto de Atendimento Virtual (PAV) e Selo de Inspeção Municipal (SIM), ou seja, em um único lugar o empreendedor encontra vários serviços de diversas instituições parceiras.

“Dessa maneira, o empreendedor economiza tempo e ganha agilidade para resolver diversas situações que impactam ou podem impactar o seu negócio. Para se ter uma ideia, antes, um produtor rural, por exemplo, enfrentava muita burocracia para resolver pendências tendo que se deslocar algumas vezes para outras cidades. Hoje, conseguimos atendê-lo no mesmo ambiente e com rapidez”, diz a agente de desenvolvimento Rosilene Alves Tenório.

Novos parceiros

O projeto de expansão da ‘Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae’ está em aberto para adesão de gestores públicos e entidades parceiras que tenham o interesse em melhorar o ambiente de negócios do seu município. Conheça alguns das vantagens e fazer parte de rede:

– Portfólio de produtos do Sebrae Minas para atender demandas de todos os públicos.

– Sistema completo, com histórico dos clientes atendidos pelo Sebrae Minas e parceiros.

– Relatórios com o perfil das empresas atendidas

– Ferramenta de gestão de indicadores para acompanhar os resultados.

– Possibilidade de captação de novos associados e clientes para os parceiros.

– Plataforma exclusiva com acesso a informações e capacitações, além de suporte de especialistas do Sebrae Minas.

– Painel nacional de acompanhamento de desempenho,

– Programa de reconhecimento (estadual e nacional).

Serviços oferecidos

Para os empreendedores, alguns dos serviços oferecidos pela ‘Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae’ são:

– Acesso de forma presencial e facilitada a produtos e serviços do Sebrae Minas.

– Atendimento imediato e qualificado sobre gestão de negócios (finanças, crédito, mercado, legislação, planejamento, pessoas, cooperação e inovação).

– Distribuição de material informativo sobre empreendedorismo.

– Informação sobre cursos, eventos e consultorias disponibilizados pelo técnico que atende o município.

– Atendimento voltado para abertura de empresas (ideias de negócios, modelo de negócios e legislação específica).

– Serviços para o MEI (formalização, alteração, emissão de DAS, envio de DASN e baixa). (Agência Sebrae)