Lobo-guará é encontrado e devolvido à natureza em São Francisco - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Lobo-guará é encontrado e devolvido à natureza em São Francisco

Nessa terça-feira (7), a Polícia Militar de Meio Ambiente capturou um lobo-guará em São Francisco. O animal foi encontrado em um lote vago. “Por volta das 6h, um motoqueiro fez uma imagem do lobo andando pelas ruas da área Central. Mas quando fomos acionados, ele já estava no bairro Lapinha”, fala o cabo Sério Rodrigues, que atuou junto com outros dois militares, Fábio Souza Vieira e Walter Monteiro.

Segundo o policial, muitas pessoas acompanharam o resgate. Essa foi a primeira vez que a PM de Meio Ambiente capturou esse tipo de bicho na cidade. “O lobo é um animal valente e muito forte, por isso fizemos a captura com todo cuidado para garantir a segurança dele e dos curiosos que estavam por perto. Lançamos uma rede para imobilizá-lo e depois um cambão – que é uma espécie de laço. Em seguida, um veterinário aplicou um sedativo”.

O profissional acionado pelos militares constatou que o lobo-guará não tinha ferimentos. Por isso, ele foi solto em uma fazenda, onde há condições para que possa sobreviver de forma adequada.

“O lobo guará foi devolvido ao habitat natural dele. Nós ligamos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Montes Claros, e recebemos orientações para fazer a soltura no lugar onde esse tipo de animal vive, até porque o deslocamento poderia trazer algum transtorno, haja vista que ele estava saudável”.