Trilha da Leitura inicia apresentações da peça teatral - Rede Gazeta de Comunicação
Trilha da Leitura inicia apresentações da peça teatral

Nos dias 22 e 23 de março a equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura deu início à temporada de apresentações do seu tema de trabalho para o primeiro semestre deste ano: “Espelho, espelho meu: uma leitura literária de si mesmo”. Na ocasião, a Turma da Leitura esteve nas escolas municipais Professora Eunice Carneiro e Laudelina Fonseca. O novo teatro, que é dedicado aos alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, aborda a valorização das diferenças, a partir da história “O Patinho Feio”, dos Irmãos Grimm. Na trama, Lalinha e o espelho auxiliam o patinho a perceber, na superfície do lago, a sua beleza refletida. O teatro conta com a trilha sonora do cantor e compositor Carlos Maia.

Para o desenvolvimento do tema, a equipe disponibiliza às escolas, por e-mail, textos e vídeos sobre o assunto, que também estão disponíveis no canal do projeto no YouTube (Projeto Trilha da Leitura Montes Claros) e no blog https://trilha.edu.montesclaros.mg.gov.br/. Além disso, cada escola contará com o novo acervo literário disponibilizado pelo MEC e adquirido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação.

“O nosso objetivo é levar a magia da literatura e a alegria do teatro a todos os alunos. Brevemente enviaremos o cronograma de atendimento a todas as escolas. Para os alunos maiores, dos Anos Finais, a dinâmica se dará a partir dos círculos de leitura, cuja proposta consiste em criar momentos no cotidiano escolar para que todos parem para ler e depois socializem a leitura com os colegas que leram o mesmo texto, e posteriormente com toda a turma”, explica a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa.

No caso das crianças menores, da Educação infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o professor mediador conduz o processo dos círculos, escolhendo, junto com a turma, um livro ou texto por vez, para que ele mesmo realize a leitura para todos os alunos. “Se optarem por grupos, poderão ser convidados familiares ou colaboradores para ajudar na leitura e na coordenação. Poderão também ser formados grupos de leitura entre os professores, pais, enfim, toda a comunidade escolar, para que se criem comunidades leitoras”, completa a coordenadora. (Ascom PMMC)

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