Centro de Órteses e Próteses oferece inclusão a pessoas com deficiências - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Centro de Órteses e Próteses oferece inclusão a pessoas com deficiências

O Centro de Órtese e Prótese de Montes Claros, da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência Física, atende, além de Montes Claros, outros municípios da região, por meio de pactuação de recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), e assiste pessoas com deficiências físicas consideradas definitivas ou prolongadas. O Centro oferta, além de avaliação, reabilitação e acompanhamento multidisciplinar, equipamentos de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como: bengalas, muletas, andadores, cadeiras de rodas para deslocamento social ou para banho, calçados e palmilhas ortopédicas sob medida. Pacientes ostomizados recebem avaliação, acompanhamento multidisciplinar e bolsas de colostomia e urostomia.

Para ter acesso ao serviço o paciente deve procurar a sua Equipe de Saúde da Família de referência. Na terça, o Centro entregou uma cadeira motorizada para José Valdir Pereira da Silva, de 38 anos. Morador do bairro Vila Telma e vítima de paralisia cerebral, ele conta que a nova cadeira vai ser de fundamental importância. “É como se eu estivesse ganhando um carro. Em muitas atribuições, vou ficar totalmente independente. Agora, não vou precisar de ninguém para poder ir aos lugares. De certa forma, é como se eu tivesse ganhando uma nova liberdade”, observa.

KITS NATALIDADE – Montes Claros iniciou ontem, a concessão do benefício eventual ‘auxílio natalidade’, iniciando as entregas com as gestantes beneficiárias do Programa Criança Feliz, através de cerimônia simbólica realizada pelo prefeito Humberto Souto. O Programa Criança Feliz foi criado em 2017, atendendo famílias que possuem crianças de até 6 anos e gestantes, levantando as principais necessidades e auxiliando cada lar. Atualmente, o programa está presente em todas as regiões de Montes Claros, através dos dez CRAS urbanos, com cerca de 1.100 usuários e beneficiando diretamente mais de 14 mil pessoas.

Os ‘kits natalidade’ que serão distribuídos contêm itens como: banheira; bolsa; cobertor; chupeta; casaquinho de lã; cueiro; conjunto de blusa e calça; fralda descartável; jogo de lençol de berço; kit papinha; kit body manga curta; kit body manga longa; kit com três mamadeiras; kit com sapatinho, luvas e touca; kit de lencinho de boca; pote de lenço umedecido; meias lisas; sabonete infantil; toalha de banho e; travesseiro. Os benefícios eventuais são provisões suplementares e temporárias para pessoas ou famílias em situação de insegurança social, conforme critérios avaliados por profissionais de nível superior das equipes de referência dos serviços socioassistenciais da proteção social básica e da proteção social especial do Município de Montes Claros, que são os responsáveis pela concessão desses benefícios, utilizando do Cadastro Único para fins de elegibilidade.

%d blogueiros gostam disto: