Conselho do idoso aprova 553.657,67 para construção do Centro de Cuidados Paliativos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Conselho do idoso aprova 553.657,67 para construção do Centro de Cuidados Paliativos

GIRLENO ALENCAR

O Conselho Municipal do Idoso de Montes Claros aprovou a verba de 553.657,67 para a Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer  Padre Tiãozinho a serem usados na  construção do Centro de Cuidados Paliativos Jesuína Rosa Silva, conforme Termo de Fomento 81/2022, proveniente da dispensa do Marco Regulatório 03/2022. O Centro de Cuidados Paliativos tem como objetivo geral promover a qualidade de vida dos pacientes oncológicos em fase terminal da doença, os cuidados paliativos, e aos seus familiares, por meio de prevenção e alívio do sofrimento físico e espiritual, conforme estabelecido no plano de trabalho.

A Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer “Padre Tiãozinho” é uma entidade filantrópica, beneficente, sem fins lucrativos, que tem como Missão promover assistência, cuidado e amparo a pacientes com câncer, adultos e prioritariamente idosos e atuar na prevenção e diagnóstico precoce da doença. A atuação da Associação Presente é de assistência social e está associada ao atendimento do público na área da saúde, fomentando a dignidade aos acometidos pelo câncer e que vivem em risco de vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo acolhimento, alojamento, alimentação, transporte, assistência social, jurídica e espiritual. Com sede própria desde junho de 2013 no bairro Canelas, em Montes Claros/MG, a sede possui 791 m2 de área construída. São 32 leitos para pacientes e acompanhantes distribuídos em oito quartos possibilitando maior conforto aos que enfrentam a doença. Atualmente tem-se cadastrado 4.250 assistidos que contam com: hospedagem, refeições, transporte para hospitais e laboratórios, medicamentos, atendimentos por profissionais do Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e atendimento a pacientes oncológicos em Cuidados paliativos (estágio terminal) no nível ambulatorial, proporcionando-os o cuidado e atenção necessários para prevenção e alívio do sofrimento.

A Associação Presente desenvolve projetos de conscientização, sensibilização e mobilização pública, através da disseminação de informação e educação em saúde e defesa de causa e direitos dos pacientes com câncer, colocando-se como mediadora e orientadora quanto às leis que os asseguram e os seus direitos. Aos pacientes oncológicos em fase terminal da doença, ou seja, quando não há mais possibilidade de tratamento é oferecido os cuidados paliativos, que visa promover a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares por meio de prevenção e alívio do sofrimento físico e espiritual. Faz parte dos cuidados paliativos: o respeito à autonomia na escolha pelo melhor tratamento, a comunicação de maneira clara com o paciente e seus familiares, a identificação dos principais objetivos do cuidado que será oferecido a partir do ponto de vista do paciente, o reconhecimento, avaliação e discussão dos serviços oferecidos.

O Norte de Minas é uma das principais regiões do estado com referência no tratamento contra o câncer, entretanto, o número de mortes pela doença é extremamente alto. A construção do “Hóspice: Centro de Cuidados Paliativos” visa constituir um espaço de convivência familiar para pacientes com câncer em fase terminal de vida e seus familiares, proporcionando mais dignidade e qualidade de vida, respeitando seus desejos e suas necessidades, melhorando o curso da doença e, segundo a experiência de vários serviços de Cuidados Paliativos, também prolongar sua sobrevida. Os serviços referentes aos Cuidados Paliativos serão prestados efetivamente por uma equipe multidisciplinar, sendo: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, capelães e voluntários competentes e habilidosos em todos os aspectos do processo de cuidar relacionados à sua área de atuação.

Terá a capacidade de atendimento para 12 pacientes por dia, sendo 4.380 beneficiários por ano, reconhecendo a prática dos Cuidados Paliativos como uma ferramenta imprescindível para manter a dignidade e medidas de conforto para o paciente oncológico e família. Pacientes carentes com câncer avançado, atendidos pela Associação Presente, encaminhados pelos Centros/unidades hospitalares de saúde da região, bem como também de demanda espontânea. Sendo a maior demanda de pacientes moradores do município de Montes Claros. O Centro de Cuidados Paliativos prevê um atendimento humanizado aos pacientes e familiares, tendo avaliação constante da equipe e aplicando o plano terapêutico nos campos emocional, físico, social e espiritual,

Além da assistência integral ao paciente oncológico e acompanhante, durante o curso do tratamento, a Associação Presente promove atendimento ao paciente que enfrenta o câncer em estágio avançado em nível ambulatorial na sede da Associação Presente e em domicílio, de forma gratuita. A entidade vem desenvolvendo atividades multidisciplinares todas as quartas feiras aos pacientes e seus familiares acompanhada por uma equipe de enfermagem, psicologia, nutrição, serviço social e residentes de medicina, que fazem acompanhamento e visitas residenciais de pacientes que procuram ajuda na Associação Presente, quando relatam que o câncer tem comprometido a qualidade de vida do paciente.

%d blogueiros gostam disto: