Conselho do Idoso aprova obras do Centro de Cuidados Paliativos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Conselho do Idoso aprova obras do Centro de Cuidados Paliativos

GIRLENO ALENCAR

O Conselho Municipal do Idoso aprovou o Plano de Trabalho apresentado pela Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer – Padre Tiãozinho para a construção do Centro de Cuidados Paliativos Jesuína Rosa Silva, em Montes Claros.

A presidente do Conselho, Sandra Simone Mendes Carnielle publicou a resolução 02/2022, onde em deliberação em plenária de reunião ordinária, realizada no dia 9 de fevereiro de 2022 aprovou o plano de trabalho. A Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer ‘Padre Tiãozinho’ é de assistência social e está associada ao atendimento do público na área da saúde, fomentando a dignidade aos acometidos pelo câncer e que vivem em risco de vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo acolhimento, alojamento, alimentação, transporte, assistência social, jurídica e espiritual.

Com sede própria desde junho de 2013, no bairro Canelas, em Montes Claros a sede possui 791 metros quadrados de área construída. São 32 leitos para pacientes e acompanhantes distribuídos em oito quartos possibilitando maior conforto aos que enfrentam a doença. Atualmente tem-se cadastrado 4.250 assistidos que contam com: hospedagem, refeições, transporte para hospitais e laboratórios, medicamentos, atendimentos por profissionais do Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e atendimento a pacientes oncológicos em Cuidados paliativos (estágio terminal) no nível ambulatorial, proporcionando-os o cuidado e atenção necessários para prevenção e alívio do sofrimento.

O Centro de Cuidados Paliativos terá a capacidade de atendimento para 12 pacientes por dia, sendo 4.380 beneficiários por ano, reconhecendo a prática dos Cuidados Paliativos como uma ferramenta imprescindível para manter a dignidade e medidas de conforto para o paciente oncológico e família. Pacientes carentes com câncer avançado, atendidos pela Associação Presente, encaminhados pelos Centros/unidades hospitalares de saúde da região, bem como também de demanda espontânea. Sendo a maior demanda de pacientes moradores do município de Montes Claros. O Centro de Cuidados Paliativos prevê um atendimento humanizado aos pacientes e familiares, tendo avaliação constante da equipe e aplicando o plano terapêutico nos campos emocional, físico, social e espiritual. Os serviços serão prestados mais efetivamente por uma equipe interdisciplinar, sendo: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, capelães e voluntários que sejam competentes e habilidosos em todos os aspectos do processo de cuidar relacionados à sua área de atuação.

A construção do Centro de Cuidados Paliativos: localizado no terreno cedido pela prefeitura de Montes Claros, no bairro Canelas com área de 666 metros quadrados sendo a previsão de construção para área total: 986 metros, em dois andares. O Centro de Cuidados Paliativos contará com 6 quartos com 12 leitos, todos com banheiros acessíveis, varanda, sala de convivência, espaço para profissionais residentes, consultório médico, almoxarifado, copa, rouparia, sala de espera e recepção, espaços para atividades manuais e socialização, como sala de TV, sala de artesanato, varandas, além dos espaços de apoio como posto de enfermagem, além de sala de Apoio Psicológico e Terapia Ocupacional, sala de Voluntários, entre outros.