CDL e Polícia Civil fazem campanha contra violência doméstica - Rede Gazeta de Comunicação
CDL e Polícia Civil fazem campanha contra violência doméstica

GIRLENO ALENCAR

A Câmara de Dirigentes Lojistas e a Polícia Civil lançam hoje, em Montes Claros, o lançamento regional da campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, instituída pela Lei n. 14.188/2021, que consiste em incentivar as mulheres a romper o ciclo de violência. Para isso, propõe que a mulher que esteja sofrendo algum tipo de violência e esteja impossibilitada de procurar uma unidade policial, possa apresentar um sinal (X) na palma da mão, preferencialmente na cor vermelha, para um funcionário ou atendente de estabelecimentos comerciais para que este acione a polícia. A campanha lançada no mês de outubro na capital mineira chegou em Montes Claros por meio de gestão entre o Chefe do 11º Departamento,  delegado-Geral, Jurandir Rodrigues, e o presidente da CDL, Ernandes Ferreira.

Os atendentes das lojas serão responsáveis por acionar a polícia. Para orientar os funcionários e atendentes foi produzido um vídeo com as orientações aos lojistas.  O vídeo informa ao lojista que, em casos de urgência, ele deve acionar a Polícia Militar por meio do 190. E, nos casos da impossibilidade da vítima permanecer no local, o lojista anotará o nome, endereço e telefone, os dados serão repassados para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Montes Claros. Os policiais civis ficarão responsáveis pelo recebimento das informações repassadas pelos atendentes das lojas e  efetiva apuração dos fatos, e ainda,  acolhimento da mulher em situação de violência. 

O delegado Jurandir Rodrigues, chefe do 11º Departamento da Polícia Civil, destaca que o atendente ou funcionário será apenas o comunicante e não precisará figurar como testemunha ou ser ouvido na delegacia. Sobre a importância da campanha a autoridade reforça, “esta campanha possibilita que mulheres peçam ajuda de forma silenciosa, seja por que estão sendo vigiadas pelo seu agressor ou ameaçadas”. A PCMG criou artes de divulgação que serão repassadas aos lojistas e a população norte-mineira para conhecimento da campanha. O próximo passo é expandir a campanha para outras cidades do 11º Departamento através da promoção de novas parcerias entre a PCMG e a CDL.

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