Consep escolar volta com patrulha escolar depois da retomada das aulas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Consep escolar volta com patrulha escolar depois da retomada das aulas

O conselho de segurança pública escolar (Consep escolar/145ª Companhia da Polícia Militar) voltou a funcionar, depois de suspender suas atividades em razão do elevado risco de contágio com a covid-19. As reuniões estavam sendo realizadas por meio de videoconferência, em obediência ao regramento sanitário em Montes Claros. Além de todos os diretores das escolas estaduais e municipais integrantes do Consep escolar, foram também convidados o deputado estadual Tadeuzinho, o comandante da 145ª Cia PM, ten Macedo, e o comandante da patrulha escolar, CB Maia. Foram tratados assuntos de interesse de toda a comunidade escolar, dentre as quais: o retorno das aulas presenciais e os novos desafios após essa fase mais aguda do período pandêmico; o retorno do patrulhamento escolar por parte da Polícia Militar e a captação de recursos provenientes de emendas parlamentares estaduais, por meio das quais têm sido possível a realização de melhorias em algumas escolas; e sobre a eleição da nova equipe gestora do Consep, prevista para dezembro próximo.

O presidente do Consep, Charles Gutembergue Alencar, comentou brevemente sobre o impacto do período de pandemia para as atividades escolares, e da necessidade de retomada das ações por parte do conselho, tendo em vista que muitos serão os desafios a enfrentar; e que o conselho deve estar coeso para lidar com todas as questões que surgirem, além da necessidade de planejamento das atividades regulares do Consep para o ano de 2022.

O comandante da 145ª Cia se comprometeu em apoiar integralmente as ações do Consep escolar, e anunciou o retorno do emprego de uma viatura para atendimento prioritário à comunidade escolar; sendo que o militar comandante da patrulha será o elo entre a direção dos educandários e o comandante de Cia, cabendo-lhe recepcionar as demandas escolares para devido encaminhamento e tratamento adequado pelo comandante.

Ele ressaltou que muitas decisões, em virtude das peculiaridades de cada escola, poderão ser tomadas conjuntamente, e algumas outras decisões poderão necessitar do envolvimento de outros órgãos e instituições. O deputado Tadeuzinho foi representado pelo assessor marco Antônio Canela, que dentre outras considerações, reforçou o compromisso por parte do parlamentar em continuar apoiando as ações desenvolvidas pelas escolas, bem como destinando recursos de emendas para promover a melhorias das instalações e equipamentos utilizados nos educandários. “A reunião foi bastante participativa e produtiva, o que revela que o conselho permanece forte e continuará atuante. Foi consenso entre os diretores que a instalação do Consep escolar em 2013 foi um divisor de águas para as escolas integrantes do conselho, favorecendo o fortalecimento dos laços entre as escolas e permitindo um amadurecimento com relação ao modo de enfrentamento dos problemas em comum que assolavam as escolas. Além disso, promoveu maior interação social entre os discentes por ocasião da participação nos eventos promovidos pelo conselho” – explica Charles Gutembergue.

%d blogueiros gostam disto: