Cemei prepara alunos para mudança de nível de ensino - Rede Gazeta de Comunicação
Cemei prepara alunos para mudança de nível de ensino

O Cemei Paulo Freire tem desenvolvido o projeto “Estratégias de Transição” com os alunos do 2º período, que estão sendo preparados para a passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O projeto, segundo o educandário, visa orientar os professores a fim de oferecer toda a atenção para que as crianças se adaptem às transformações, permitindo a continuidade do aprendizado. “As crianças estão tendo aula de reforço no projeto em prol da garantia dos objetivos de aprendizagem inerentes às suas competências e habilidades. Houve a necessidade desse reforço devido à defasagem na aprendizagem dos alunos, no período do ensino remoto”, explica a diretora do Cemei, Joelmir Durães Rodrigues. A diretora ainda destacou a preparação da unidade para oferecer “um ambiente acolhedor para uma transição saudável, que segue as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), levando em consideração toda a jornada da criança, não fragmentando o seu aprendizado”.

Valdeir Correa – Com a proposta de desenvolver atividades em que a aprendizagem venha a ser significativa e prazerosa para o aluno, os professores do Cemei Valdeir Correa têm realizado diferentes trabalhos que levam a esse objetivo. É o caso da professora do 2° período, Diane Caribé, que partiu da história da “Galinha Ruiva” para desenvolver um trabalho com sequência didática que culminou na produção de um bolo de milho, no último dia 5. Na ocasião, foram desenvolvidas habilidades de leitura, escrita, oralidade, cooperação, escuta atenta, contagem oral, gênero textual receita, alimentação saudável, reconto oral e registro com desenhos.

De acordo com a diretora Luciana Silva Eloy, essa foi “uma aula onde os alunos foram os principais protagonistas!” “As atividades proporcionaram às crianças a interação entre si, além da conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável, utilizando produtos, preferencialmente naturais, que atendem as orientações do setor de nutrição, despertando nas crianças o desejo de aprenderem e concretizarem os objetivos de estudo através da ludicidade”, comentou a supervisora, Eva Gomes de Oliveira. (Ascom PMMC)

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