Em dia com a Notícia - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Em dia com a Notícia

PDT e a PEC dos Precatórios

O presidente do PDT em Minas Gerais, deputado Mario Heringer, aguarda o posicionamento de Ciro Gomes, em relação a sua pré-candidatura à presidência da República. Ciro decidiu suspender a sua candidatura após a bancada do partido na Câmara Federal ter votado a favor da PEC dos Precatórios no primeiro turno. Após as críticas aos parlamentares nas redes social, Heringer afirma que mesmo que esse nefasto presidente faça uso político disso eu não compreendo que meu partido possa pedir a 20 milhões de Brasileiros que passem fome por mais um ano antes que tiremos o belzebu da cadeira”

Prefeitura realiza ações de prevenção e combate a incêndios florestais

A Prefeitura de Montes Claros apresentou suas ações de prevenção e combate a incêndios florestais durante a Reunião Interinstitucional “Pós-Fogo” do Norte de Minas Gerais – Temporada 2021. A reunião foi organizada pelo Ministério Público Estadual e mediada pelo promotor de Justiça Daniel Piovanelli. Estiveram presentes, ainda, o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar de Meio Ambiente, Cemig, IEF/PE Lapa Grande, Prev-Fogo, Ibama, brigadistas e voluntários. Estudos e relatórios das ocorrências de incêndios florestais foram analisados e todas as instituições apresentaram suas ações, reforçando a necessidade de planejamento para o próximo período de estiagem. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Montes Claros, Soter Magno, ressaltou que “a prevenção e orientação da população quanto aos riscos e consequências dos incêndios florestais deve ser a primeira ação no planejamento”.

Os milhões de processos no Poder Judiciário

Enquanto o Poder Judiciário brasileiro está atolado em milhões de processos ajuizados, decorrentes da intensa judicialização da política, economia e vida social, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais promoverá o I Congresso Internacional de Políticas Autocompositivas. O evento será realizado entre 30 de novembro e 3 de dezembro de 2021. As inscrições dos interessados podem ser feitas até 15 de novembro, no link do tribunal: www.tjmg.jus.br.

Cientistas renunciam à Ordem do Mérito Científico

Em uma carta aberta divulgada ontem, 21 cientistas brasileiros renunciaram à Ordem Nacional do Mérito Científico, com a qual haviam sido condecorados nesta semana. O gesto veio depois que o presidente Jair Bolsonaro retirou da lista de homenageados um cientista, Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda (foto), da Fiocruz, que era contrário ao uso da cloroquina para combater a Covid. A pesquisadora Adele Benzaken, atual diretora da Fiocruz Amazônia, também foi retirada da lista de condecorados. “Enquanto cientistas, não compactuamos com a forma pela qual o negacionismo em geral, as perseguições a colegas cientistas e os recentes cortes nos orçamentos federais para a ciência e tecnologia têm sido utilizados como ferramentas para fazer retroceder os importantes progressos alcançados pela comunidade cientifica brasileira nas últimas décadas”, dizem os pesquisadores.

Projeto de Fake news pronto para ser votado

Ficou para esta semana a votação do substitutivo do deputado Orlando Silva, PCdoB-SP, ao Projeto das Fake News, que trata do aperfeiçoamento da legislação brasileira referente à liberdade, responsabilidade e transparência na internet. A proposta traz regras para os provedores de redes sociais, como Facebook e Instagram, e serviços de mensageria instantânea, como WhatsApp e Telegram. A matéria já foi aprovada pelo Senado e está sendo analisada por um grupo de trabalho criado em junho

Rezek prega conciliação

Ex-ministro do Supremo Tribunal, foi um dos agraciados com o Colar do Mérito da Justiça Militar, pelo Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, agora, em de novembro. Ao discursar, Rezek lamentou o momento de divisão e ódio que impera no Brasil atualmente. Ele salientou o espírito mineiro da conciliação, sem o qual o Brasil não superará a crise política e econômica. É um discurso que se afina com o do ex-presidente Michel Temer, que em sua passagem pela capital mineira, durante almoço promovido pela VB Comunicação, falou que o diálogo é o caminho da superação.