‘Atividade física e gestante’ é tema de e-book resultante do mestrado - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

‘Atividade física e gestante’ é tema de e-book resultante do mestrado

GIRLENO ALENCAR

“Atividade Física e Gestante”. Este é o título do e-book organizado por Marcela Oliveira Nepomuceno, médica e mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) da Unimontes, com orientação e co-orientação das professoras doutora Rosângela Ramos Veloso Silva, e doutora Marise Fagundes Silveira, do corpo docente do referido mestrado, respectivamente. Publicado pela Editora Unimontes, o e-book será lançado oficialmente no Fórum no Fórum Permanente de Educação Física (Fopef), no dia 27 de outubro, com transmissão pelo Youtube.

A publicação aborda a importância da prática de atividade física durante a gestação. Apresenta benefícios, recomendações e protocolos de avaliação da atividade física em gestantes.

A obra está disponível, gratuitamente, para download no portal da Editora Unimontes. A organização do e-book contou com a participação de uma equipe multiprofissional de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação de várias áreas do conhecimento como, educação física, enfermagem, nutrição e medicina. Sua elaboração foi pautada em uma revisão da literatura envolvendo atividade física e saúde das gestantes, priorizando o que há de mais atual.

A ideia do e-book surgiu a partir do desenvolvimento da pesquisa ALGE- “Avaliação das condições de saúde das gestantes de Montes Claros-MG: estudo longitudinal”, realizado por pesquisadores da Unimontes em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. O projeto de pesquisa foi desenvolvido, tendo em vista a necessidade de se conhecer a situação de saúde das gestantes que recebem a assistência pré-natal na Atenção Primária à Saúde (APS). Foi avaliada também a importância da discussão do tema.

O trabalho apresenta oito capítulos e aborda questões como: a epidemiologia da atividade física durante a gestação, benefícios e recomendações, protocolos de avaliação, contra indicações, sinais de alarme e o papel da atenção primária na promoção da atividade física durante a gestação.

Contexto “No contexto do projeto ALGE, a prática de Atividade física no pré-natal foi um dos temas avaliados. Os resultados epidemiológicos estimularam a elaboração deste e-book, que propõe abordar os conhecimentos, princípios e diretrizes das políticas públicas sobre a temática”, esclarece Marcela Oliveira Nepomuceno.

“Agregar conhecimentos consistentes sobre a temática poderá contribuir com informações para profissionais, pesquisadores e gestores da área da saúde, envolvidos no cuidado à saúde da mulher” enfatiza a professora Rosângela Ramos Veloso Silva. “A atividade física regular contribui para a saúde das gestantes e do bebê”, afirma a professora Rosângela Veloso. Ela ressalta que os exercícios físicos garantem a melhoria da circulação, da qualidade respiratória e do sono, bem como o fortalecimento do sistema endócrino e nervoso, assim como da musculatura das costas e das pernas. Além disso, a atividade física contribui no controle do peso e reduz os riscos de diabetes gestacional; nas condições de nascimento do bebê e atua como auxiliar na recuperação mais rápida pós-parto. Auxilia ainda na autoimagem e controle da ansiedade.