Amams e IPGC fazem acordo para ‘cidades inteligentes’ - Rede Gazeta de Comunicação
Amams e IPGC fazem acordo para ‘cidades inteligentes’

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades estabeleceram acordo para levar aos 86 municípios do Norte de Minas o Projeto “Cidade Inteligente”, que prevê a implantação de iluminação publica com LED e fibra ótica, além de Câmaras de Vigilâncias nas cidades. O presidente da OSCIP, Leonardo Santos, se reuniu na manhã desta terça-feira, na sede da AMAMS, em Montes Claros, com o presidente da entidade, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, e coordenadores de Departamento da AMAMS. Na oportunidade, assumiu o compromisso de viabilizar esse projeto sem qualquer ônus para os cofres municipais, tendo em vista que a caberá a iniciativa privada participar do projeto. Ele veio acompanhado da consultora Elbe Brandão e do prefeito de Couto de Magalhães, José Eduardo Rabelo.

O primeiro passo, depois de assinado o Protocolo de Intenção, é a criação do Consórcio Estadual de Cidades Inteligentes, que funcionará dentro da AMAMS e com previsão de reunir 500 cidades mineiras. Leonardo Santos explica que existe necessidade de criar esse consórcio e escolheu a AMAMS pela peculiaridade da entidade, que congrega vários municípios.

O presidente salienta que o projeto Cidade Inteligente está inserido no programa Brasil Inteligente, que tem como foco dinamizar a prestação do serviço público, através da concessão pública e sempre buscando maior escala. Por isso, é necessário contar com um consorcio intermunicipal, para formar núcleos de no mínimo 15 mil pessoas.

O prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, deu depoimento sobre o sucesso do projeto em seu município, quando permitiu captar mais de R$ 280 milhões em investimentos. O prefeito José Eduardo Rabelo, de Couto dos Magalhães, salientou que veio participar na AMAMS para viabilizar o seu município neste projeto, de comum acordo com Bocaiuva e Olhos D’água.

O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá, anunciou que formará um grupo com Padre Carvalho, Grão Mogol, Josenópolis e Fruta de Leite para adotar o Cidade Inteligente.

TV AMAMS – Ontem estreou a TV AMAMS, criada pela entidade como espaço para os municípios do Norte de Minas apresentarem a suas ações e evento. O jornalista Luiz Montes, coordenador do Departamento de Comunicação da AMAMS, afirma que a emissora poderá ser acessada pelo YouTube e o conteúdo será do material produzido na AMAMS e pelas Prefeituras do Norte de Minas. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: