Amams participa de reunião com vice-governador e CREA-MG para acelerar a agenda da energia solar - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Amams participa de reunião com vice-governador e CREA-MG para acelerar a agenda da energia solar

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) participou de reunião, em Belo Horizonte, que teve a presença do vice-governador Paulo Brant e a direção do CREA-MG, onde foram tratados diversos temas, como a participação do Governo do Estado, através da CEMIG, em um projeto de geração de trabalho e renda, com meta de gerar mais de 20.000 empregos na região de atuação da AMAMS, através da energia solar. O superintendente de Desenvolvimento Econômico da AMAMS, Walter Moreira Abreu, salientou que “com 5% do mercado de energia elétrica de Minas Gerais sendo atendido por micro geradores de energia solar, é possível se fazer o maior e mais barato programa de inserção social de toda a história do Norte de Minas”.

O vice-governador Paulo Brant disse que a ideia é muito boa e que vai levar adiante a iniciativa. Ele agradeceu a AMAMS por puxar esse movimento. Também foi tratada a possibilidade de parceira CREA e AMAMS, para colocar a força da engenharia no planejamento e desenvolvimento dos municípios, fazendo com que todo o conhecimento da categoria da engenharia, agronomia e geociências esteja à disposição para que os municípios contem com seus planos diretores e todos os projetos executivos necessários à captação de recursos; implantação de obras; fiscalização; e prestação de contas de forma adequada.

O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, explica que desde o início do ano criou a Superintendência de Desenvolvimento Econômico para fomentar a geração de empregos e renda e que a energia solar tem papel fundamental nesse projeto. Ele lembra que a AMAMS estará organizando em outubro um encontro em Montes Claros da nova diretoria da Sudene, Idene, Banco do Nordeste, Codevasf, DNOCS e outros órgãos, com os prefeitos dos 81 novos municípios da área mineira da Sudene, criando uma integração do Norte e Nordeste de Minas. (GA)