Governador dá ordem de serviço para Anel Rodoviário em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação
Governador dá ordem de serviço para Anel Rodoviário em Montes Claros

GIRLENO ALENCAR

O governador Romeu Zema aterrissa hoje (15), em Montes Claros, quando assina a ordem de serviço do Anel Rodoviário Norte, de Montes Claros, com 12,2 quilometros de extensão e que será construído com a aplicação de R$ 128 milhões, pagos pela concessionária Eco 135, que desde 1º de abril de 2019 explora as praças de pedágio. Também será reformado o Anel Rodoviário leste. Com isso, um fluxo de aproximadamente 3 mil caminhões serão retirados da área central. O Anel Norte interligará as BR-251, na saída para Salinas e Janaúba com a BR-135, na saída para Januária.

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães explica que um viaduto será construído na BR-135, na saída para Bocaiuva, para dar vazão ao fluxo de caminhões que se deslocará para a BR-251, vindos de São Paulo. Para agilizar as obras, o Estado transferiu o licenciamento ambiental para o município de Montes Claros, evitando a burocracia estadual. O argumento é que o Anel Rodoviário é uma obra urbana. Esse é o terceiro projeto do Anel Rodoviário Norte. O primeiro previa passar dentro do campus Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, que não permitiu essa medida. Depois foi realizado novo traçado, mas com a demora da obra e a construção do Conjunto Habitacional Rio do Cedro, ficou dentro da cidade. O novo traçado passará dentro da área do 55º Batalhão do Exercito.

A empresa que assumiu a concessão da BR-135 desde 1º de abril de 2019, sempre vivendo a polêmica, de ser o pedágio mais caro do Brasil, ao custo de R$ 7,50 por cada praça. São seis praças ao todo. A empresa anunciou que para comemorar o aniversário de três anos, fará a obra tão desejada: a duplicação da BR-135. Serão 136 quilômetros de pista duplicada que será entregue aos usuários da Rodovia Guimarães Rosa, que atenderá os trechos entre Montes Claros e Paraopeba com uma malha rodoviária de 634 quilômetros. As obras tiveram início em maio deste ano e serão entregues em 2023.

Além das obras de duplicação, serão entregues mais 55 quilômetros de faixas adicionais, construção do contorno viário no município de Cordisburgo, na MG-231, ampliação de acostamentos, novas passarelas, implantação de marginais, pontos de ônibus (que serão iluminados) e melhorias de acessos aos municípios. A concessionária também contribui para o desenvolvimento da região a partir de iniciativas relacionadas ao desenvolvimento ambiental, social e econômico. “Podemos ressaltar a substituição do asfalto convencional pelo asfalto ecológico, que reutiliza pneus descartados, o investimento em fontes renováveis de energia e o apoio a projetos que beneficiam as comunidades da região, como a doação de cestas básicas para famílias vulneráveis e a alocação de recursos para projetos sociais. Do ponto de vista econômico, o Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), arrecadado e repassado pela concessionária para as prefeituras dos municípios do entorno das rodovias concedidas, também representa boa parte dos recursos a serem empregados nos serviços e bens públicos das cidades. Já pelo âmbito ambiental, “a concessionária atende todas as prerrogativas ambientais propostas pelos órgãos públicos, além de doações periódicas a entidades filantrópicas, como insumos e equipamentos hospitalares”, complementa Marcelo.

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