Codanorte pede verba para implantar UTC em São Francisco - Rede Gazeta de Comunicação
Codanorte pede verba para implantar UTC em São Francisco

GIRLENO ALENCAR

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) se reúne hoje, em Belo Horizonte, com o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, para discutir como o Fundo Estadual do Ministério Público de Minas Gerais poderá viabilizar a implantação da Usina de Triagem e Compostagem em São Francisco, visando dar uma destinação correta às 50 toneladas de resíduos que são coletados diariamente e despejados no lixão a céu aberto. O presidente do Codanorte, Eduardo Rabello, prefeito de Francisco Dumont, acompanhado do prefeito Paulo Miguel, de São Francisco, explicam que o foco é cumprir a determinação do Ministério Público que fixou prazo para a extinção do lixão a céu aberto.

A UTC atenderá também a cidade de Brasília de Minas. O projeto foi elaborado pelo Codanorte, que desde 10 de dezembro de 2020 participa do projeto Lixo Zero, do Ministério do Meio Ambiente e já extinguiu o lixo a céu aberto em 15 municípios do Norte de Minas e agora está pretendendo acabar em mais 23 municípios. O presidente Eduardo Rabello explica que o Codanorte decidiu procurar o Ministério Público diante da constatação de que o órgão tem como captar os recursos para essa finalidade. Ele salienta ainda que está sendo elaborado o acordo da tragédia de Mariana, com a participação do Ministério Público e o Codanorte quer apresentar a proposta de atender todos os municípios do Norte de Minas com essa iniciativa, sendo a primeira região mineira a acabar com os lixões.

No mês de julho passado, o procurador-geral Jarbas Soares Júnior participou do lançamento da campanha ‘Outro Norte’, do Codanorte, criada com o objetivo de conscientizar a população para a adoção de um novo hábito, o de reciclar. Entre o slogan da campanha, “Quem Ama Separa”, e a assinatura final: “Reciclar é um gesto de amor” as peças produzidas chamarão a atenção para a importância da separação do lixo e da reciclagem, no caso uma atitude que pode ser comparada a um gesto de amor ao próximo, já que envolve questões fundamentais como preservação do meio ambiente, educação e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: