Pr. Jonatas Faustino fala sobre fé e resiliência em entrevista à TV Gazeta Norte Mineira - Rede Gazeta de Comunicação
Pr. Jonatas Faustino fala sobre fé e resiliência em entrevista à TV Gazeta Norte Mineira

VINÍCIOS SANTOS

O pastor, psicólogo e escritor, Jonatas Pereira Faustino, esteve nos estúdios da TV Gazeta Norte Mineira e concedeu entrevista à apresentadora Jhullie Rodrigues. Na oportunidade, o pastor falou sobre os seus dois livros já lançados, e, ainda, sobre temas importantes, como a fé, dependência química, espiritualidade e como ressignificar fracassos da vida.

O primeiro livro lançado pelo pastor é denominado “Optar: o escape na dependência química”. Segundo o autor, a questão das drogas, infelizmente, tornou-se uma questão de saúde pública e a dependência química é uma evolução do usuário. “Nem todo usuário vai se tronar um dependente químico, mas todo dependente químico começou como um usuário de drogas, sejam estas lícitas ou ilícitas, então, o estágio da dependência química é aquele em que chamamos de ‘o fundo do poço’. Nestes casos, a pessoa não faz mais o uso por prazer, mas, sim, porque a química o domina e controla a sua vida”, disse.

Faustino ressalta que a pessoa não começa no estágio da dependência química, propriamente dita. “Começa, muitas vezes, usando por curiosidade, por influência de conhecidos, e, em muitos casos, partindo das drogas lícitas: o cigarro, a cerveja, e vai aumentando. Passa para a maconha, acha que só usa de vez em quando, que tem um controle. Só que o organismo adquire uma resistência e aquela pequena dose torna-se insuficiente para gerar ‘a onda’, aquele prazer que se procura. Aí, sim, se chega à dependência química, que é uma doença, progressiva e fatal”.

Jonatas também conta de onde surgiu a inspiração para tratar sobre o tema. “A minha experiência deu-se quando fui pastorear uma igreja, a qual nasceu em função de uma casa de recuperação, e então, ali, comecei a trabalhar e senti a necessidade de me especializar para atender, da melhor maneira possível, àquelas pessoas da clínica que frequentavam a nossa igreja. Eu fui me interessando e me especializando sobre este tema, e me formei em Psicologia, para poder alcançar não só o aspecto da fé e a parte emocional, como, também, ter recursos técnicos para dar um suporte psicológico a quem precisasse”, disse e acrescentou: “a fé é a base para tudo, e, quando o dependente químico se vê sem esperanças, a fé torna-se mais do que nunca fundamental para que ele busque a sua recuperação”.

Resiliência: como ressignificar fracassos

Durante a entrevista na TV Gazeta Norte Mineira, Jonatas Faustino também falou sobre o seu segundo livro: “Resiliência: como ressignificar fracassos”. Ele explica: “resiliência é a capacidade que nós temos em dar um sentido diferente para algo. É a capacidade de nos adequarmos àquela situação que, em muitos casos, nós não temos como mudar, porém, podemos trazer um sentido diferente para aquilo que aconteceu. Isso nos ajuda a enfrentar e a superar os traumas que nós inevitavelmente adquirimos na vida”.

“Todos nós vivemos situações de erro no decorrer da vida. Não existe um manual e, por isso, vamos aprendendo. É como aquela criança que aprende a andar: ela cai, ela tenta novamente, e, enfim, consegue o equilíbrio necessário, porque ela aprendeu com suas tentativas. Atuando como pastor e psicólogo, percebi que muitas pessoas ficam presas nas experiências traumáticas, e daí que surgiu este livro, porque muita gente precisa de ajuda para lidar melhor com o passado. São pessoas que erraram, falharam, e passaram a acreditar que aquilo ‘era o fim’. Se culpam por tudo. Entretanto, através deste livro, eu explico que o fracasso faz parte de todos nós e, com entendimento, com direcionamento, é possível fazer esta resiliência e ressignificar aquilo que é chamado de fracasso”, esclarece.

Na entrevista completa, que vai ao ar nesta quarta-feira (1º/09), às 10h, Jonatas Pereira dá muitos mais detalhes sobre os seus trabalhos e as suas experiências em tantos anos de atuação. Para assistir, basta sintonizar no canal digital 2.1 ou acompanhar a programação ao vivo, através do site www.tvgazetanm.com.br.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: