Câmara Municipal quer tombar Festas de Agosto - Rede Gazeta de Comunicação
Câmara Municipal quer tombar Festas de Agosto

A Câmara Municipal de Montes Claros quer tombar as Festas de Agosto, mais antiga manifestação cultural e religiosa do Norte de Minas, como Patrimônio Cultural Imaterial de Montes Claros. A iniciativa é do presidente da Casa Legislativa, vereador Cláudio Rodrigues, solicitando ao secretário municipal de Cultura e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Município de Montes Claros (Comphac,) João Carlos Rodrigues, que seja realizado estudo de viabilidade técnica para indicação ao Executivo Municipal do tombamento. Ainda na reunião de hoje, será votado o Projeto de Resolução 24/2021 de Cláudio Rodrigues de Jesus, que Concede Placa de Prata Alferes José Lopes de Carvalho a João Pimenta dos Santos, o Mestre Zanza).

Ainda hoje, será lançada a exposição “Festas de Agosto”, em homenagem às tradicionais manifestações folclóricas que acontecem em Montes Claros há 182 anos. A mostra será realizada de 17 a 27 de agosto, e reúne nove artistas montes-clarenses, com obras em diferentes técnicas e estilos, com temas que homenageiam os grupos de Catopés, Marujos e Caboclinhos e seus santos de devoção: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo. Participam da Mostra os artistas: Afonso Teixeira, Conceição Melo, Cleiton Cruz, Felicidade Patrocínio, Hélio Brantes, Márcia Prates, Roberto Marques, Sérgio Ferreira, e Walmir Alexandre.

A exposição “Festas de Agosto” será realizada no hall da sede própria da Câmara, de forma híbrida, com visitação virtual, através do portal da Câmara (www.montesclaros.mg.leg.br), e visitação presencial, por agenda. Ainda na reunião de hoje serão apreciados mais dois projetos. O Projeto de Resolução n° 19/2021, da Mesa Diretora, regulamenta as Regras para Registro do Controle Eletrônico de Frequência dos Servidores Públicos da Câmara Municipal de Montes Claros e o Projeto de Resolução n° 23/2021, do vereador Edmilson Bispo dos Santos concede a Medalha de Mérito Ecológico José Gonçalves Ulhôa a Soter Magno Carmo. Edmilson é suplente de Sóter e assumiu como vereador por que o titular assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: