Comércio registra aumento de 6% nas vendas no Dia dos Pais - Rede Gazeta de Comunicação
Comércio registra aumento de 6% nas vendas no Dia dos Pais

GIRLENO ALENCAR

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros comemora os resultados alcançados no Dia dos Pais, em Montes Claros, pois estima que ocorreu um crescimento de 6% em relação aos negócios do ano passado. O presidente Ernandes Ferreira explica que foi possível mensurar essa situação em relação às vendas a crediário, que passam pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Dois fatores contribuíram com essa situação, segundo ele: o pagamento dos servidores estaduais que passou a ser realizado no quinto dia útil do mês e ainda a imunização acentuada de pessoas, permitindo o atendimento presencial no comércio da cidade.

O presidente da CDL salienta ainda que os setores com maior comercialização foram de roupas e eletrônicos. Ele lembra que o Dia dos Pais tem alcançado bons resultados no comércio, depois do Natal, Dia das Mães e Namorados e tem maior relevância por sinalizar como será o segundo semestre do ano. A CDL ainda não recebeu orientação da Federação Nacional do Comercio Lojistas sobre a campanha ‘Semana da Pátria’, que nos anos anteriores oferecia descontos especiais para os consumidores. Caso não seja realizada a campanha este ano, o comércio direcionará o foco para o Dia das Crianças, que é mais segmentado, mas trás bons resultados.

A reabertura das atividades comerciais e o avanço da vacinação em todo o país trouxeram um cenário de aquecimento das vendas para o Dia dos Pais. De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 67% dos consumidores pretendiam comprar presente(s) no Dia dos Pais este ano. O número representa um aumento de nove pontos percentuais em relação a 2020. “Em Montes Claros, acreditamos que a intenção de compras acompanhará os mesmos indicadores da pesquisa nacional, tendo em vista que as consultas nos primeiros dias da semana que antecede a data denotam dados similares”, disse Ferreira.

As compras pela internet, que passaram por um processo de amplo crescimento impulsionado pela pandemia do novo coronavírus, devem ter a preferência dos consumidores. “O consumo online, que já vinha em um processo de crescimento em todo o mundo, foi ainda mais impulsionado pela pandemia da Covid-19. Os consumidores, cada vez mais, vêm se habituando a realizar suas compras pela internet. Os varejistas de Montes Claros sabem disso e têm investido em canais digitais, anúncios e condições especiais a fim de serem mais atrativos para os consumidores”, destaca o presidente da CDL.

Apesar disso, o brasileiro parece também estar se sentindo mais seguro para voltar às compras presencialmente. Quase metade dos consumidores (47%) afirmou que se sentem em segurança para realizar compras em lojas físicas, um aumento de 18 pontos percentuais em comparação ao ano passado. “O cenário de vacinação em Montes Claros tem proporcionado uma sensação de mais segurança para que a população realize suas atividades e o varejo conta com a data para recuperar as vendas após um ano tão difícil para o setor. O Dia dos Pais é um termômetro para o início do processo de contratação da mão de obra temporária pelo comércio no segundo semestre e a expectativa é realmente de uma retomada econômica”, afirma Ferreira.

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