Carlos Viana e Arlen Santiago comemoram instalação de UTC em Francisco Dumont - Rede Gazeta de Comunicação
Carlos Viana e Arlen Santiago comemoram instalação de UTC em Francisco Dumont

Será inaugurada, na manhã desta quinta-feira (10), a Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos, no município de Francisco Dumont, dentro do Projeto “Norte de Minas Sem Lixão”, uma ação de autoria do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte). O evento contará com a participação do Ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, do vice-governador Paulo Brant e da secretária de estado de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo.

O deputado estadual Arlen Santiago comemora a implantação da usina que acabará com o lixão a céu aberto no município e lembra que, durante reunião realizada na Codevasf, no mês de julho deste ano, que contou com a presença do senador Carlos Viana, do diretor-geral do Idene, Nilson Borges, e representantes do Codanorte e do Consórcio União da Serra Geral, foram debatidas soluções conjuntas para a destinação de resíduos sólidos de cerca de 56 municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha. Após o encontro, os parlamentares levaram o projeto ao conhecimento do ministro Ricardo Salles e do vice-governador, Paulo Brant, ocasiões em que Santiago e Viana ratificaram a importância da implantação do Projeto e reforçaram a intenção de que os recursos fossem provenientes das multas da Vale.

O Aterro Sanitário de Mimoso, em Montes Claros, será o responsável por receber os resíduos que sobrarem do processamento realizado em Francisco Dumont. Está prevista ainda a construção de outras quatro usinas, que serão responsáveis pela destinação adequada de, aproximadamente, 190 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia.

Para o deputado Arlen, “a instalação da usina em Francisco Dumont é uma grande conquista. A nossa região pode ter a garantia de que daremos sequência ao pedido que recebemos dos Consórcios e cuidaremos da questão do planejamento para ajudar as prefeituras. São 56 municípios que possuem problemas relacionados à deposição do lixo, ao tratamento correto e necessitam do nosso apoio para que a questão seja definitivamente solucionada”. Ele diz que “tem a convicção de que em breve outras conquistas nessa área serão usufruídas e que, por meio da implementação do projeto, poderá ser feita a diferença nessas regiões tão sofridas”. O Deputado ainda destacou o trabalho realizado pelo Codanorte, o qual tem permitido a implantação de vários projetos, tais como o fechamento de lixões em 15 municípios e os aterros sanitários de Claro dos Poções e Grão Mogol.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: