Moc volta aulas presenciais e professores reclamam da falta de infraestrutura - Rede Gazeta de Comunicação
Moc volta aulas presenciais e professores reclamam da falta de infraestrutura

GIRLENO ALENCAR

As aulas presenciais nas escolas públicas voltam a ser realizadas a partir de hoje (24), em Montes Claros, depois de um ano e dois meses de paralisadas por causa da Covid-19 em meio a muita polêmica, pois começa as atividades escolares no ensino infantil e as lideranças reclamam que o cronograma foi invertido, pois poderia ter começado com os alunos com maior idade, que são mais conscientes, já que crianças não conseguem ficar com as mascaras. A Prefeitura alega que os pais tem opção de continuarem no ensino remoto, além de que foi fixado um plano de ação, com as salas com apenas 50% da capacidade de quantidade de alunos, isolamento social, máscaras e álcool gel.

Pelo calendário, no dia 31 de maio serão iniciadas as aulas do nível fundamental 1 e; no dia 7 de junho, o fundamental 2 e a Educação de Jovens e Adultos. A rede municipal tem 33 mil alunos em todos os níveis. O retorno fica condicionado à taxa de ocupação de leitos clínicos Covid-19 deve ser de no máximo 85% e a de UTI deve ser de 80%, observando-se os 10 últimos dias. Deverá ser respeitado o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, com exceção dos profissionais que atuam diretamente com crianças de creche e pré-escola. Durante os intervalos, recreios, entrada ou saída do estabelecimento, deve ser privilegiado o distanciamento de 1,5 metro entre os alunos, de modo a evitar aglomerações.

Os intervalos, recreios, entrada ou saída do estabelecimento devem ser feitos com revezamento de turmas em horários alternados, limitando-se a, no máximo, um quarto das turmas ao mesmo tempo e ao espaçamento mínimo de uma pessoa a cada 5 metros quadrados em área aberta. Deverá ser adotado o ensino não presencial combinado ao retorno gradual das atividades presenciais. Utilizar marcação no piso para sinalizar o distanciamento de 1,5 metro e cumprir o distanciamento de 1,5 metro durante a formação de filas. O uso da sala dos professores, de reuniões e de apoio deverá ser limitado a grupos pequenos e respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. Para crianças a partir de seis anos, usar máscara cobrindo a boca e o nariz, dentro da instituição de ensino, no transporte escolar e em todo o percurso de casa até a respectiva instituição de ensino Crianças, entre dois e cinco anos, deverão usar máscaras sempre acompanhadas por professores ou responsáveis, a todo o momento.

Crianças que, em virtude do desenvolvimento mental incompleto, ou que por questões de saúde, não possam usar máscaras cobrindo boca e nariz, deverão participar apenas de ensino não presencial. Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70% ao entrar e sair da instituição de ensino, ao entrar e sair da biblioteca e antes das refeições, sempre com supervisão de um responsável da instituição de ensino. Orienta ainda a lavagem de mãos ou higienização com álcool em gel 70% após tossir, espirrar, usar o banheiro, tocar em dinheiro, manusear alimentos cozidos, prontos ou in natura, manusear lixo ou objetos de trabalho compartilhados, tocar em superfícies de uso comum, e antes e após a colocação da máscara sempre com supervisão de um responsável da instituição de ensino. Não utilizar objetos compartilhados que não sejam higienizados antes do uso; higienizar os prédios, as salas de aula e, particularmente, as superfícies que são tocadas por muitas pessoas (grades, mesas de refeitórios, carteiras, puxadores de porta e corrimões), antes do início das aulas em cada turno e sempre que necessário. Está previsto ainda a higienizar os banheiros, lavatórios e vestiários antes da abertura, após o fechamento e, no mínimo, a cada três horas, bem como certificar-se de que o lixo seja removido no mínimo três vezes ao dia e descartado com segurança. Os ambiente devem ser mantidos  bem ventilados com as janelas e portas abertas, evitando o toque nas maçanetas e fechaduras, bem como o uso de ventilador e ar-condicionado. Caso o ar-condicionado seja a única opção de ventilação, instalar e manter filtros e dutos limpos, além de realizar a manutenção e limpeza semanais do sistema.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: