50+
A diretoria da Novo Nordisk, em Montes Claros, dá mais um exemplo de valorização da diversidade: reconhece o valor dos profissionais 50+ e mais. Há uma narrativa equivocada, e até discriminatória, de que, a partir de certa idade, profissionais se tornam menos relevantes, menos adaptáveis ou menos inovadores. Só que, para aquela indústria, “talentos mais maduros continuam entregando resultados consistentes, tomam decisões com mais contexto e responsabilidade, combinam experiência com capacidade de execução e seguem evoluindo”. Parabéns, à Novo Nordisk, em especial ao seu diretor sênior, Robison Morais, que segue valorizando o potencial humano e reconhecendo que 50+, 60+, 70+ são só números. “Nunca foi, e nunca será, um indicador qualitativo”.
Padre Ivan
Depois de anos dedicando seu atendimento aos pacientes no Hospital Oncovida, o querido Padre Ivan — que concilia sua missão religiosa com a atuação como médico psiquiatra — inicia uma nova etapa profissional. Nos próximos dias, ele passará a receber seus pacientes em um moderno consultório instalado no Shopping Ibituruna, pela amiga Fátima Turano. A mudança marca um novo momento na trajetória do querido padre, mantendo o seu compromisso com o acolhimento, a escuta e o cuidado que sempre caracterizaram seu trabalho e sua missão religiosa. A coluna deseja sucesso ao amigo.
Concurso
Autorizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou os trabalhos para a realização do novo Concurso Público para o cargo de Professor de Educação Superior. Ao todo, serão ofertadas mais de 400 vagas, distribuídas entre os 27 departamentos da Universidade, contemplando todos os cursos de graduação. Foram publicados, neste primeiro momento, os editais referentes aos departamentos de Ciências da Computação, Ciências Econômicas e História. Os demais editais serão divulgados gradativamente, conforme o cronograma estabelecido pela instituição. A previsão é que as primeiras etapas do concurso sejam realizadas a partir de novembro de 2026.
Fogos
Promulgada em 15 de janeiro de 2026, pela Câmara Municipal, a Lei Municipal nº5.948/2026 que proíbe o manuseio, queima e a soltura de fogos com estampidos em Montes Claros, segue sem ser regulamentada pela administração municipal. Enquanto isso, protetores de animais, pais de filhos com espectro autista e idosos, continuam sofrendo com o barulho dos fogos, principalmente nessa época de festas juninas e jogos da Seleção Brasileira de futebol. Até quando?
Ipês
Sonho do ex-secretário do Meio Ambiente de Montes Claros, Paulo Ribeiro, a avenida José Coreia Machado começa a ficar colorida com as flores dos ipês. Paulo Ribeiro, já falecido, plantou centenas de mudas de ipês, de todas as cores, ao longo da avenida e esperava torná-la uma “avenida dos ipês”. Não viveu para ver esse seu lindo sonho começar a se tornar realidade. Os ipês de flores rosa estão colorindo a avenida. Um espetáculo de se ver.
Moradores de Rua
Belo Horizonte tem hoje aproximadamente 15 mil pessoas vivendo nas ruas. A situação preocupa a administração. Projeto aprovado pela Câmara Municipal, sancionada pelo prefeito Álvaro Damião na sexta-feira (19/06), determina a desobstrução de vias públicas do município. A lei entra em vigor no dia 19 de julho e tentará, ainda que indiretamente, inibir a presença de pessoas em situação de rua nas calçadas e praças da capital mineira. A regulamentação da prefeitura deverá prever o encaminhamento dos moradores de rua para abrigos. Nessa época de frio intenso, a medida é bem positiva.
Aluguéis
O mercado de imóveis comerciais no Brasil registrou em maio de 2026 a maior alta mensal de aluguel desde abril de 2012, com avanço de 1,48% em relação a abril, segundo o Índice FipeZap. No mesmo período, os preços de venda subiram apenas 0,20%. No acumulado de 12 meses, a locação comercial avançou 10,60%, enquanto a venda ficou em 2,26%. Bom para quem tem renda proveniente de aluguéis, pois o movimento reforça uma mudança relevante no mercado imobiliário corporativo: a renda com aluguel voltou a ganhar força e supera com folga a valorização dos ativos de venda.
NR-1
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) realiza, em 30 de junho, a partir das 8h, no Teatro SESIMINAS, em Belo Horizonte, o evento gratuito e com transmissão ao vivo: “Desvendando a NR-01: exigências reais, impactos e armadilhas”. A iniciativa tem como objetivo esclarecer dúvidas a respeito das mudanças Norma Regulamentadora 1 (NR-1), em vigor desde 26 de maio de 2026, especialmente no que diz respeito à inclusão dos fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Com a atualização da norma, muitas empresas ainda buscam compreender o que realmente mudou, quais são suas responsabilidades e quais erros podem gerar riscos operacionais, insegurança jurídica e passivos trabalhistas.
NR-1 II
Em meio ao excesso de interpretações e informações desencontradas, a FIEMG propõe um debate técnico, prático e estratégico sobre os impactos da NR-1 no ambiente corporativo. O evento contará com a participação de especialistas em Segurança e Saúde no Trabalho (SST), Direito do Trabalho e representantes do poder público, que irão discutir os principais pontos da norma e orientar as empresas sobre como conduzir o processo de adequação de forma responsável e segura.
NR-1 III
O evento é direcionado principalmente a profissionais que atuarão diretamente na implementação e gestão das adequações relacionadas à NR-1, como profissionais de SST, técnicos e engenheiros de segurança, equipes de RH e departamento pessoal, gerentes e lideranças, psicólogos organizacionais, médicos do trabalho, jurídicos trabalhistas, consultores, empresários e representantes da indústria. O Seminário tem o apoio do Sebrae-MG. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/evento/desvendando-a-nr-01-exigencias-reais-impactos-e-armadilhas/3439393.
LINHA ABERTA
. A Câmara Municipal aprovou na reunião de ontem a indicação da mesa diretora do nome de Adauto Marques, presidente da FIEMG Regional Norte, para receber a maior comenda do municio: A Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros.
. A homenagem será entregue no dia 3 de julho, em cerimônia especial de comemoração ao aniversário de Montes Claros.
. A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoverá, no dia 2 de julho, o Encontro Norte-Mineiro de Turismo Rural, um evento voltado à apresentação de oportunidades, tendências e experiências de sucesso relacionadas ao turismo rural em Minas Gerais.
. O evento acontecerá durante a Expomontes, no Auditório Osmani Barbosa, no Parque de Exposições.
. E na próxima segunda-feira, 29, Montes Claros receberá mais uma edição do Encontro Regional de Cultura e Turismo.
. Vai ser um espaço de diálogo, integração e construção coletiva voltado ao fortalecimento das políticas públicas, iniciativas e oportunidades para os setores cultural e turístico do Norte de Minas. Evento da Secretaria Municipal de Cultura e acontecerá no Centro Cultural
. Faltam menos de dois meses para o primeiro debate entre os candidatos a presidente, este ano. A primeira discussão entre os presidenciáveis está marcada para o domingo, 16 de agosto, às 20h, na TV Band.
. Estão abertas, até 3/9, as inscrições para o 23º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2026. A inscrição é gratuita e será feita somente por meio dos extensionistas da Emater-MG, por isso os interessados devem procurar o escritório da empresa no município.
. Considerada a mais tradicional competição de cafés especiais do Estado, a iniciativa chega à nova edição com expectativa de aumento no número de participantes, após registrar recorde histórico de inscrições em 2025, quando recebeu 1.847 amostras.
. Abraços para os aniversariantes desta quarta-feira: o gerente regional do Sebrae, Jadilson Borges, a advoga Jackeline Angélica Mendes de Melo – prima desta jornalista -, e o amigo João Dimas Lopes. Parabéns e felicidades.
. Já na quinta-feira, 25, o dia será para celebrar a jornalista Hélen Santos. Parabéns, colega!






