Pesar
A cultura, a educação e a literatura de Montes Claros ficaram mais pobres nesta semana. Faleceu, na quarta-feira, a escritora, professora e ex-presidente da Academia Montesclarense de Letras, Maria Luiza Silveira Teles, cuja trajetória deixou marcas profundas na formação de gerações de alunos e no fortalecimento da vida cultural da cidade. Para esta jornalista, a perda tem um significado ainda mais especial. Vai embora uma amiga querida, uma mulher admirável, cuja inteligência, sensibilidade e amor pelas letras sempre inspiraram todos que tiveram o privilégio de conviver com ela.
Pesar II
Embora não tenha nascido em Montes Claros, Maria Luiza adotou a cidade como sua e foi, ao longo da vida, uma das mais legítimas representantes de sua riqueza intelectual e cultural. Ao jornalista Jorge Silveira, seu irmão, e a todos os familiares e amigos, manifestamos nossos mais sinceros sentimentos de pesar. Que as lembranças de sua trajetória iluminem este momento de dor e que Deus a acolha em Sua luz eterna, confortando os corações de todos que hoje sentem sua partida.
TV Câmara
No próximo dia 25 de junho, a TV Câmara de Montes Claros completa 12 anos de sua integração à Rede Legislativa de Rádio e Televisão (TV Senado, TV Assembleia, TV Câmara de Montes Claros). Para comemorar a data, a emissora levará ao ar uma série de entrevistas com jornalistas que fizeram e fazem a história da comunicação no Norte de Minas. Abrindo a programação comemorativa ao aniversário esta jornalista será a primeira entrevistada do apresentador Nairlan Cleyton Barbosa no programa Câmara em Foco, seguida de nomes como Benedito Said, Cácio Xavier e Luiz Ribeiro, entre outros. Fique ligado no canal da TV aberta, a partir do dia 25 de junho e conheça um pouco mais da história de quem fez e faz a notícia na região.
TV Câmara II
A TV Câmara Montes Claros é uma emissora sem fins lucrativos, voltada inteiramente à promoção da cidadania e da democracia, e valorização do cidadão, cujo principal objetivo é dar transparência e divulgar o trabalho dos vereadores e aproximar o cidadão da atuação parlamentar. A emissora transmite no canal aberto digital 5.3 e pode também ser acessada em tempo real pelo YouTube em: www.youtube.com/tvcamaramontesclaros.
Escolha de Reitor
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)deu aval de 1º turno, na quarta-feira (17/6/26), ao Projeto de Lei (PL) 5.365/26 de autoria da presidente da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT). O PL muda a forma de escolha dos reitores, vice-reitores e diretores das unidades da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Pela proposta, o governador continuará sendo responsável pela nomeação do reitor e do vice-reitor, mas terá de nomear obrigatoriamente a chapa vencedora da eleição direta realizada pela comunidade acadêmica.
Escolha de Reitor II
Participariam da votação professores, servidores técnico-administrativos e estudantes regularmente matriculados, conforme as regras de cada universidade. Hoje, a legislação prevê a formação de uma lista tríplice, da qual o governador pode escolher um dos nomes para a nomeação. O projeto acaba com esse modelo e determina que a escolha respeite exclusivamente o resultado da eleição realizada na universidade. O texto também estabelece que o mandato de reitor e vice-reitor será de quatro anos, com direito a uma recondução ao mesmo cargo. O PL será ainda analisado pela Comissão de Administração Pública, antes de ir à votação preliminar no Plenário da ALMG.
Multas
A coluna tem recebido recorrentes queixas de motoristas que são multados nas ruas centrais da cidade, por diversos motivos. O mais comum, convergir à esquerda ou à direita em ruas que até pouco tempo aceitavam a conversão. Ninguém em sã consciência pratica uma infração no trânsito, sabendo que será penalizado. A coluna procurou a direção do órgão solicitando informações, baseadas na Lei de Acesso à Informação (LAI – Lei nº 12.527/2011) que regulamenta o direito constitucional de qualquer cidadão solicitar e receber dados públicos dos órgãos governamentais, sobre a quantidades dessas infrações aplicadas em determinado local, e ainda aguarda resposta.
CNH
Quem pretende tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) e B (carro) agora precisará apresentar resultado negativo em exame toxicológico para obter a Permissão para Dirigir (PPD). A medida foi estabelecida pela Lei nº 15.153/2025, que ampliou uma exigência antes restrita aos motoristas profissionais das categorias C, D e E. A implementação está sendo feita gradualmente pelos Detrans estaduais. A nova regra já está em vigor no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Em Minas Gerais, passa a valer a partir do próximo dia 20 de junho de 2026 para novos processos de habilitação.
CNH II
A mudança na Lei busca aumentar a segurança no trânsito ao identificar o uso de substâncias psicoativas que possam comprometer a capacidade de condução de veículos. O exame possui uma janela de detecção mínima de 90 dias e consegue identificar o consumo de drogas como cocaína, anfetaminas, opiáceos e canabinoides, oferecendo um monitoramento mais amplo do que exames tradicionais de sangue ou urina. Além disso, a apresentação de um resultado negativo passa a ser condição obrigatória para a emissão da primeira habilitação.
CNH III
Candidatos à primeira CNH nas categorias A, B ou AB precisarão realizar o exame em laboratórios credenciados. O teste poderá ser feito por meio da coleta de cabelo, pelos corporais ou unhas, seguindo protocolos de rastreabilidade e segurança. Quem iniciou o processo de habilitação antes da entrada em vigor da regra continuará seguindo as exigências vigentes na data da inscrição.
Agro
O agro, peça fundamental na economia brasileira, continua sofrendo no atual governo. Segundo a senadora Tereza Cristina (PP) ex-ministra da agricultura do governo de Jair Bolsonaro (PL), boa parte dos produtores rurais, sobretudo pequenos e médios, está endividada e sem acesso a novos financiamentos para plantar a próxima safra. Ela ressalta que foi aprovado no Senado o PL 5122/23, que cria mecanismos para renegociação de dívidas rurais e destrava o crédito, “porém, agora o governo está dificultando e atrasando a votação na Câmara”. Para a senadora, o PL é essencial para dar tranquilidade ao produtor, permitindo a renegociação de dívidas passadas e garantindo condições para a continuidade da atividade rural.
LINHA ABERTA
. A Arquidiocese de Montes Claros, por meio do Projeto Capacita em Rede, está com inscrições abertas para três novos cursos gratuitos de qualificação profissional, com início previsto para o mês de julho de 2026.
. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de formação e inserção no mercado de trabalho, promovendo desenvolvimento humano e inclusão social nas comunidades atendidas.
. Estão sendo oferecidos os cursos de Assistente Administrativo, Produção de Alimentos Doces e Salgados e Designer de Sobrancelha, em parceria com instituições e entidades da Arquidiocese e da região. Informações e inscrições: https://suap.ifsuldeminas.edu.br/edu/turma_minicurso/3679/.
. O Laboratório Farmacêutico Cristália, que tem também unidade em Montes Claros, acaba de obter autorização da Anvisa para a produção de sua versão da caneta emagrecedora à base de semaglutida.
. O Cristália espera que a emissão do certificado de boas práticas de fabricação resulte em uma decisão favorável da Anvisa sobre o registro de sua versão da semaglutida em até 60 dias.
. Caso a tramitação siga sem nenhuma surpresa, a perspectiva da farmacêutica é que suas canetas emagrecedoras cheguem às gôndolas brasileiras ainda no quarto trimestre de 2026. As informações são do NeoFeed.
. Em conversa com esta jornalista, durante o Conexão Empresarial Ouro Preto, na semana passada, diretores da Drogaria Araújo revelaram que Montes Claros ainda não saiu do radar do grupo, que vem se expandindo cada vez mais em Minas Gerais, e pretende instalar unidades na cidade.
. A Araújo já tem 120 anos de tradição no mercado mineiro e destaca-se como a sexta maior rede de drogarias do Brasil.
. Abraços para a amiga Cira Malveira, aniversariantes deste sábado. Na segunda (22), será dia de festejar o colega jornalista Wesley Gonçalves. Parabéns!!!





