Esquema Corporal e Aprendizagem - Rede Gazeta de Comunicação
Esquema Corporal e Aprendizagem

JANAÍNA SPOLIDORIO

Formada em Letras com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital

O esquema corporal é a representação mental que uma criança tem do próprio corpo, incluindo quais partes possui e quais movimentos pode fazer com ele.

Aos poucos, conforme crescem, as crianças ampliam esse conhecimento e os ajustam, o que é fundamental para sua aprendizagem.

Conhecer o corpo, muito além de nomear partes ou “brincar” de explorar movimentos, é ter consciência do canal de comunicação que possuem com o mundo. É por meio do corpo que aprendemos, ao percebermos o ambiente e os estímulos é que enviamos sinais, pelos sentidos, ao nosso cérebro, que os interpreta.

Assim como precisamos conhecer uma máquina para saber usá-la, a criança precisa conhecer sua própria máquina para processar a aprendizagem. Se a criança não tem consciência de seu próprio esquema corporal terá desajuste ou dificuldade em algumas áreas.

Percepção: o corpo é o ponto de contato que processa a informação que chega a ele. O esquema corporal é a base de orientação no espaço e ajuda a ter controle sobre os movimentos, o que, na sala de aula, tem íntima relação com processos de aprendizagem.

Motricidade: perceber o corpo ajuda a perceber seus movimentos e desenvolver motricidade fina e grossa. Este conhecimento contribui para determinar a dificuldade ou a lentidão que as crianças terão ao desempenhar uma ação.

Afetividade: a noção de esquema corporal ainda influência de maneira direta na autoestima e no conceito de si mesmo. Não ter consciência do corpo pode gerar insegurança e até mesmo dificuldade de relacionar-se com os outros.

Muitas atividades podem contribuir para esta percepção, entre elas brincadeiras que são mais tradicionais, como esconde-esconde, pega-pega, cabra-cega e até mesmo “seu mestre mandou”. Também essencial estimular a criança a movimentos menos amplos como amarrar cadarço, abotoar a calça, fechar o zíper. Por menor que seja o movimento, não deve ser negligenciado, pois pode contribuir fortemente para que a criança amplie e melhore sua consciência de esquema corporal e, por consequência, tenha maior sucesso na aprendizagem.

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