Zema visita Norte de Minas após anúncio da vacina - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Zema visita Norte de Minas após anúncio da vacina

GIRLENO ALENCAR

O convite do Ministério da Saúde para o governador Romeu Zema participar da entrega das vacinas contra o Covid-19 acabou provocando o adiamento para hoje (19), a sua visita ao Norte de Minas, que estava marcada para ontem. A agenda foi mudada no domingo, por duas vezes, pois estava marcada para segunda-feira às 8h30 e depois foi adiada para às 11 horas. Porém, hoje está programado um café da manhã com os prefeitos e às 11 horas a entrega das seringas para o Norte de Minas. Depois, às 14 horas, em Ibiaí, a ordem de serviço para a construção da adutora do rio São Francisco, que trará água da cidade de Ibiaí para abastecer Montes Claros. A obra é de R$ 209 milhões.

Ontem, em São Paulo, foi anunciado que Minas Gerais receberá 577.680 doses da vacina contra o Covid-19, sendo 561.120 para a população em geral e 16.560 para os indígenas. O Ministério da Saúde deu início ontem à campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil com a distribuição das doses de forma proporcional e simultânea a todos os estados brasileiros. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello oficializou em um ato simbólico realizado com a presença de governadores no Centro de Distribuição Logística localizado em Guarulhos (SP) – local aonde as seis milhões de doses entregues ao Governo Federal pelo Instituto Butantan estão armazenados.

A vacinação terá início pelos grupos prioritários da chamada fase 1: trabalhadores de saúde, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena aldeada. “Agradeço a todos os profissionais de saúde que já salvaram 7 milhões de vidas.  Recebam o nosso carinho e a nossa gratidão. Essas vacinas estão indo para vocês, nossos verdadeiros heróis”, ressaltou o ministro. Pazuello também reforçou o pedido para que a população continue tomando medidas preventivas para evitar a disseminação do coronavírus, mesmo com o início da imunização: “A vacina não determina o fim das medidas preventivas. Temos que continuar usando máscara, tomando as medidas de prevenção e distanciamento social. Continuaremos vivendo dessa forma até termos a pandemia controlada”.

Os primeiros aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a sair do Aeroporto de Guarulhos nesta manhã transportando cerca de 44 toneladas de vacinas, inicialmente para o Distrito Federal e para as capitais de 10 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. O envio das primeiras vacinas nos aviões da FAB foi acompanhando de perto pelo ministro da Saúde e governadores presentes. As doses foram armazenadas em caixas de isopor, para manter a temperatura recomendada.