GIRLENO ALENCAR
O deputado Zé Reis, do Podemos e vice-líder do governador Romeu Zema na Assembleia Legislativa, esteve sábado, na aldeia indígena Barreiro Preto, na reserva indígena Xacriabá, quando foi verificar a situação do prédio que foi incendiado na semana passada. A escola indígena Xukurank é estadual e foi toda destruída pelo fogo. O deputado anunciou ao prefeito Jair que o governador Romeu Zema se colocou a disposição para discutir a reconstrução do prédio da escola. “Prestamos nossa solidariedade a todo povo Xacriabá, especialmente da Aldeia Barreiro Preto, pelo atentado, que afrontou a todos os cidadãos de bem. Reafirmamos nosso compromisso na cobrança junto as autoridades policiais, de uma investigação dedicada e exclusiva com todo rigor que caso requer”, explica o deputado, em São João das Missões.
As suspeitas é que o incêndio seja criminoso e o deputado pediu que uma equipe especial da Polícia Civil investigue o que ocorreu, junto com a Polícia Federal. Ele se reuniu no local com o prefeito Jair, que também é indígena; com Modesto da secretaria de Cultura os vereadores Bimba, Wagner e Tião Berto e com o secretário de Saude, Jonesvan.
Na quarta-feira (23/6), um grupo de integrantes da reserva Xacriabá interrompeu a passagem de veículos na BR-135, entre São João das Missões e Itacarambi, em protesto contra a votação na Câmara dos Deputados do projeto de lei 490, que trata da demarcação de terra indígenas. Mas não foi verificada ligação entre o protesto e o incêndio criminoso. A escola Xukurank conta com cerca de 200 alunos do ensino fundamental e médio. Atualmente, eles não têm aulas presenciais por causa da prevenção contra o coronavírus (Covid-19).
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)