Zé Reis anuncia apoio para evitar fusão da Emater e Epamig - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Zé Reis anuncia apoio para evitar fusão da Emater e Epamig

O deputado Zé Reis anunciou apoio à campanha aberta pelos servidores da Emater para impedir a fusão da empresa com a Epamig, como o Governo propôs. Ele se reuniu de forma remota com os 28 gerentes regionais da Emater, na terça-feira (22) e acatou o pedido para convencer o Estado a abortar o projeto antes mesmo de ele chegar a Assembleia Legislativa. Na primeira quinzena de janeiro, o parlamentar participará de reunião na Cidade Administrativa e levará o assunto para o Governo.

A reunião com o deputado foi articulada pelo gerente da Emater em Januária, Ricardo Neri, que salientou ter tomado a iniciativa por reconhecer nele uma pessoa vinculada ao homem do campo e especificamente ao extensionismo agrícola. Ele pediu ao deputado que tomasse a iniciativa de propor projeto na ALMG reconhecendo a Emater como Patrimônio dos Mineiros. Nesse aspecto lembram que a produção agrícola representa 36% do Produto Interno de Minas Gerais, mas a Secretaria de Agricultura recebe apenas 0,4% do orçamento estadual.

Os gerentes regionais da Emater mostraram ao deputado Zé Reis que a fusão da extensão rural com a pesquisa rural foram experiementadas em outras localidades, como a Bahia e Santa Catarina e com resultados negativos, inclusive com a falência dessas empresas naqueles Estados e com isso, o homem do campo foi prejudicado. Mostraram ainda que é possível uma ação integrada tanto com Epamig como outros órgãos da pasta da Agricultura, respeitando a estrutura atual. Alertaram ao deputado sobre a necessidade de fortalecimento das duas empresas estaduais.

Zé Reis salienta que até agora o Estado não encaminhou o projeto da fusão para a Assembleia Legislativa, mas quando muda a direção da Emater, sinaliza que pretende promover a fusão. Por isso, abrirá a conversação com o Estado. Porém, se for encaminhado o projeto, como membro da Comissão de Constituição e Justiça, dará apoio a causa extensionista para evitar a fusão. Ele entende que isso é bom para discutir a situação da pasta da Agricultura como um todo, no aspecto financeiro e de gestão.

GIRLENO ALENCAR

FOTO DIVULGAÇÃO