Zé Reis agradece ao governador pela reconstrução da escola indígena incendiada - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Zé Reis agradece ao governador pela reconstrução da escola indígena incendiada

O deputado Zé Reis (Podemos), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, agradeceu ao governador Romeu Zema pela liberação de R$ 720 mil para a reconstrução da escola estadual Indígena Xukurank, na reserva indígena Xacriabá, no município de São João das Missões, que pegou fogo em 23 de junho. O deputado participou da reunião realizada na terça-feira com o prefeito Jair Xacriabá, de São João das Missões e a secretaria estadual de Educação, Julia Sant’Anna, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O deputado lembra que no dia seguinte ao incêndio foi no local e anunciou que pediria ajuda ao governador Romeu Zema. Com menos de 20 dias, a verba foi liberada.

O incêndio atingiu o local onde funcionava a parte administrativa da escola, localizada na Aldeia Indígena Xakriabá Barreiro Preto, consumindo materiais e equipamentos da secretaria e da diretoria. Outras edificações, como salas de aula e demais espaços escolares, não foram danificadas. Atualmente, as atividades da escola, que atende a 204 alunos, da educação infantil até o ensino médio, estão ocorrendo de forma remota. A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, explicou que foi realizado todo o levantamento necessário para a reconstrução da escola. “Já assinamos o termo de compromisso com a direção da unidade, que inicia agora um processo licitatório. O valor estimado é de R$ 720 mil. Contemplará os espaços afetados, a reforma do imóvel e uma ampliação”, explicou.

O deputado Zé Reis enfatiza que o incêndio está sendo investigado, diante da suspeita de ter sido criminoso. Porém, ele salienta que importante é constatar a eficiência do Governo de Minas ao tomar as providencias necessárias. Ele afirma que a aldeia indígena agora contará com prédio moderno e com melhores condições para os alunos que estudam na escola. O prefeito Jair Xacriabá agradeceu tanto ao governador Romeu Zema como ao deputado Zé Reis pela celeridade em atender esse pleito da comunidade. (GA)

%d blogueiros gostam disto: