Workshop discute gargalos da rede de farmácia pública no Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Workshop discute gargalos da rede de farmácia pública no Norte de Minas

GIRLENO ALENCAR

Foi realizada ontem, na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), o I Workshop Gestão Farmacêutica e o SUS no Norte de Minas, que discutiu os gargalos nesse setor nas Prefeituras da região. O evento foi organizado pelo Departamento de Saude da Amams, no auditório da entidade. Na abertura do evento, o secretário-executivo Ronaldo Soares Mota Dias explicou que a rede de farmácias públicas e a saúde de forma geral tiveram o trabalho reconhecimento nessa época de Pandemia, diante da grande demanda gerada pela população.

A coordenadora do Departamento, Dayane Ferreira explica que foi procurada por vários gestores farmacêuticos com pedido de orientações e por isso, a decisão de fazer esse workshop que permitiu unificar as ações e discutir os gargalos, com a troca de experiências. Ela lembra que as Farmácias Públicas acabam sendo o último local onde os pacientes do SUS buscam o atendimento, para pegarem os medicamentos definidos durante o atendimento médico.

Ela salientou ainda a importância do profissional da farmácia, pois um bom atendimento à população causa uma grande diferença. Ela lembra ser comum encontrar dificuldades, que podem ser superadas com o dinamismo dos farmacêuticos. Isso reforça todo esforço de um município, quando o prefeito municipal corre atrás de emendas parlamentares e recursos para a saúde.

O I Workshop Gestão Farmacêutica e o SUS no Norte de Minas teve palestras de Giovana Gonçalves Pereira Cardoso, coordenadora da assistência farmacêutica da Superintendência Regional de Saude, que é referencia técnica no Norte de Minas; que abordou o papel do farmacêutico na rede Farmácia, além de Dayane Ferreira, da Amams, que abordou a noção de gestão no arcabouço do SUS.