Voluntários de SP doam 20 toneladas de alimentos para vítimas das chuvas no NM - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Voluntários de SP doam 20 toneladas de alimentos para vítimas das chuvas no NM

GIRLENO ALENCAR

Um grupo de voluntários de Ribeirão Preto, em São Paulo, percorreu 1.040 quilometros até a cidade de Salinas, para doarem 20 toneladas de alimentos, roupas e colchões às vítimas das chuvas no Norte de Minas. A ação foi coordenada pela ONG Voluntários do Sertão, criada pelo baiano Doriedson Pereira, o Dorinho. Ontem, às 11 horas os produtos foram entregues em Salinas. O evento estava programado para ocorrer no sábado, mas por causa da precariedade das rodovias, os três caminhões conseguiram chegar a Montes Claros na madrugada de domingo e depois seguiu para Salinas. A mesma ação foi realizada em Ilhéus, na Bahia, no início deste mês, com a diferença que as doações foram levada por uma companhia aérea.

No sábado, Doriedson Pereira explicou ao GAZETA que nasceu em Condeuba e foi ganhar a vida em São Paulo. É dono de uma fábrica de óculos em Ribeirão Preto e tomou a iniciativa de criar a ONG Voluntários do Sertão, no ano de 2000, dentro da visual social que ele entende ser necessário aos empresários. O projeto iniciou distribuindo brinquedos e cestas básicas, em Condeúba e cidades vizinhas, no sertão da Bahia. Uma norma básica; a ONG não aceita doação financeira e pede a doação do material. Atualmente o programa realiza atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras, e distribui Kits de saúde e higiene pessoal em várias partes do país.

Ele lembra que ao ver o drama causado pelas inundações na Bahia, imediatamente acionou os voluntários para socorrerem as vítimas. Quando estava em Ilhéus distribuindo as doações, foi alertado sobre a situação do Norte de Minas e abriu uma nova campanha.

Ele pediu o apoio de Waldeir Sales, coordenador da Congregação do Grande Oriente do Brasil-Minas Gerais no Norte de Minas, na logística regional. O coordenador propôs a parceria ao presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, como forma de permitir que as doações chegassem a maior quantidade de vítimas das chuvas em outros municípios. Na cidade de Salinas, as 20 toneladas de doações foram repassadas à Igreja Cristã do Brasil, Igreja Católica, Ministério Público e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que assumiu o compromisso de liberar parte da doação aos outros municípios.