GIRLENO ALENCAR
Um grupo de voluntários de Ribeirão Preto, em São Paulo, percorreu 1.040 quilometros até a cidade de Salinas, para doarem 20 toneladas de alimentos, roupas e colchões às vítimas das chuvas no Norte de Minas. A ação foi coordenada pela ONG Voluntários do Sertão, criada pelo baiano Doriedson Pereira, o Dorinho. Ontem, às 11 horas os produtos foram entregues em Salinas. O evento estava programado para ocorrer no sábado, mas por causa da precariedade das rodovias, os três caminhões conseguiram chegar a Montes Claros na madrugada de domingo e depois seguiu para Salinas. A mesma ação foi realizada em Ilhéus, na Bahia, no início deste mês, com a diferença que as doações foram levada por uma companhia aérea.
No sábado, Doriedson Pereira explicou ao GAZETA que nasceu em Condeuba e foi ganhar a vida em São Paulo. É dono de uma fábrica de óculos em Ribeirão Preto e tomou a iniciativa de criar a ONG Voluntários do Sertão, no ano de 2000, dentro da visual social que ele entende ser necessário aos empresários. O projeto iniciou distribuindo brinquedos e cestas básicas, em Condeúba e cidades vizinhas, no sertão da Bahia. Uma norma básica; a ONG não aceita doação financeira e pede a doação do material. Atualmente o programa realiza atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras, e distribui Kits de saúde e higiene pessoal em várias partes do país.
Ele lembra que ao ver o drama causado pelas inundações na Bahia, imediatamente acionou os voluntários para socorrerem as vítimas. Quando estava em Ilhéus distribuindo as doações, foi alertado sobre a situação do Norte de Minas e abriu uma nova campanha.
Ele pediu o apoio de Waldeir Sales, coordenador da Congregação do Grande Oriente do Brasil-Minas Gerais no Norte de Minas, na logística regional. O coordenador propôs a parceria ao presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, como forma de permitir que as doações chegassem a maior quantidade de vítimas das chuvas em outros municípios. Na cidade de Salinas, as 20 toneladas de doações foram repassadas à Igreja Cristã do Brasil, Igreja Católica, Ministério Público e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que assumiu o compromisso de liberar parte da doação aos outros municípios.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)