JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Já são seis dias consecutivos que o volume de água na barragem do Bico da Pedra não é alterado. Considerando que nesse período não choveu na redondeza dessa represa construída há mais de 40 anos no rio Gorutuba e que fica aproximadamente cinco quilômetros das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas.
Neste mês de novembro houve a recarga de 62 centímetros na quantidade de água na barragem gorutubana que acumula cheia de 1,03 metro desde a primeira semana de outubro até esta segunda-feira, dia 22 de novembro. Numa comparação ao dia 22 de novembro de 2020, hoje a represa do Bico da Pedra estaria com 2,72 metros de água a mais.
Essa informação é do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) que realiza monitoramento diário na barragem que é administrada pela Codevasf, órgão do Governo Federal, objetivando a disponibilidade de água para os projetos irrigados do Gorutuba (em Nova Porteirinha) e Lagoa Grande (em Janaúba), assim como perenizar do rio Gorutuba e abastecimento destas duas cidades.
Dados do DIG apontam que o provável volume na barragem do Bico da Pedra atualmente seria 132,47 hm3 (hectômetros cúbicos) ou 132 milhões de metros cúbicos (132 bilhões de litros). Isso representa 26,4% da capacidade de armazenamento da represa.
https://www.oliveirajunior.com/2021/11/volume-de-agua-na-barragem-do-bico-da.html
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)