Os vereadores Aldair Fagundes e Júnior Martins propuseram uma audiência pública da Comissão Extraordinária de Ferrovias da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Montes Claros para discutirem o projeto de criação do Entorno Ferroviário na cidade, com a consequente retirada dos trilhos da área urbana. O vereador Claudio Rodrigues de Jesus aprovou requerimento para que Montes Claros seja inserida na negociação da prorrogação da concessão ferroviária com a VLI, para permitir inclusive a construção de viadutos e trincheiras em pontos críticos da cidade. A Prefeitura de Montes Claros apresentou a proposta à Agência Nacional de Transportes Terrestres para a construção de três viadutos/trincheiras, na avenida das Américas, na rua Ângelo de Quadros e no Distrito Industrial.
No primeiro pedido dos vereadores Aldair Fagundes e Júnior Martins, foi pedida a participação do governador Romeu Zema; da diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) e do prefeito de Montes Claros, Humberto Souto e do vice-prefeito, Guilherme Guimarães, do secretário de Infraestrutura de Minas Gerais. Eles esqueceram de incluir a participação dos dirigentes da Fundação Dom Cabral, que realizou os estudos. Aldair Fagundes explica que essa audiência também foi aprovada pelo deputado Gil Pereira para ser realizada em Montes Claros
Na proposta do presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues ele solicita que seja encaminhado ofício aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco; da Câmara dos Deputados, Artur Lira e da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus; ao Ministério da Infraestrutura, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), aos senadores Carlos Viana e Antônio Anastasia, e aos deputados federais e deputados estaduais eleitos pelo Norte de Minas, solicitando todo empenho e esforço para que o município de Montes Claros seja inserido no Plano de Investimento da VLI, para renovação da concessão em Minas Gerais.
Pede ainda que na negociação de renovação da concessão sejam incluídas as seguintes obras: reforma da linha férrea; construção de viadutos; melhorias nas sinalizações das passagens de nível; construção de contorno ferroviário para retirar a ferrovia da área urbana da cidade; reforma da estação; viabilizar transporte de passageiros e estrutura turística com doação de vagões antigos, de imóveis e terrenos. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)