Na reunião ordinária desta terça-feira (30/4), os parlamentares solicitaram obras e serviços para Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), destinados à melhoria e ampliação do acesso à saúde no município.
O vereador Eldair Samambaia (PSD) comentou sobre ESF na qual foi entregue para a comunidade de Samambaia na última semana. O prédio foi reformado e ampliado para dinamizar o trabalho dos profissionais e melhorar o atendimento aos usuários.
Os serviços de reforma e ampliação contemplaram a construção de área de espera, recepção, sala de administração e gerência, consultório clínico de ginecologia, consultório de enfermagem, copa e dois banheiros. O parlamentar ressaltou que a ESF de Samambaia atende cerca de 2.200 pessoas, sendo mais de 13 comunicadas acompanhadas.
O vereador Raimundo Pereira (PDT), solicitou ao prefeito Humberto Souto e à secretária de Saúde, Dulce Pimenta, o retorno da médica Lívia Nápoles Drumond de Souza Gontijo, para ESF, no bairro Vila Sion II.
O parlamentar argumentou que as reivindicações foram feitas pelos moradores daquele bairro, devido ao vínculo criado com a médica, que atua na especialidade médico de família. Com experiência na área, é reconhecida pelo seu comprometimento em oferecer tratamentos individualizados e eficazes para seus pacientes, atendendo desde bebês até idosos, sem deixar de acompanhar cada etapa dos assistidos.
A vice-presidente da Mesa Diretora, vereadora Maria Helena Lopes (MDB), que também responde pela presidência da Comissão de Saúde, solicitou ao Executivo a construção de uma UBS no bairro Melo. O pedido, segundo a parlamentar, foi feito por todos os moradores, que querem a permanência e a construção da unidade.
Sobre as obras da UBS, do bairro Antônio Pimenta, com a construção de três consultórios odontológicos, o vereador Elair Gomes (União) informou que está acompanhando in loco e a previsão é de que sejam inaugurados mês de maio deste ano.
O vereador Igor Dias (PRD) cobrou celeridade por parte do executivo, na construção do PSF, do bairro Canelas. Ressaltou que o mais difícil foi conseguido, a emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Marcelo Freitas (União), no valor de R$ 1,5 milhão, com compromisso do prefeito Humberto Souto do município fazer o complemento.
Ainda sobre a saúde, o presidente da Casa, vereador Júnior Martins (PP) informou que manteve contato com a responsável pelo setor de licitações da Prefeitura, Priscila Batista, pedindo posicionamento sobre a construção das UPAs. (Arthur Amorim e Rayhanne Tallis)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)