Varzelândia recebe programa contra o Aedes aegypti desenvolvido pelo Codanorte e Funasa - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Varzelândia recebe programa contra o Aedes aegypti desenvolvido pelo Codanorte e Funasa

A cidade de Varzelândia recebeu na segunda e terça-feira (5), a Equipe Itinerante do Programa de Educação em Saúde Ambiental contra o Aedes aegypti, desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário para o Desenvolvimento do Norte de Minas (Codanorte) e pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa). A campanha faz a mobilização e sensibilização contra o transmissor da dengue, zika, Chikungunya e febre amarela. Durante os dois dias, a comunidade pôde participar das atividades que incluíram Fórum de Integração, minicursos orientados nas escolas, oficinas de materiais recicláveis e uma Ação na Praça, que também contou com a arrecadação de donativos para famílias carentes em troca de mudas distribuídas por parte da Prefeitura Municipal.

“Varzelândia foi um dos municípios que mais se comprometeram em dar todo o suporte para a equipe itinerante executar as atividades previstas no Termo de Referência e no Projeto Básico. O Fórum de Integração, por exemplo, contou com presença praticamente de todas as pastas envolvidas. A prefeita Valquíria Cardoso e vários secretários participaram da ação. Foi uma composição de mesa muito completa e robusta. Além disso, ainda tivemos no auditório 60 profissionais de todas as áreas, seja da assistência social, da educação, e da saúde, com agentes de endemias e de saúde da zona urbana e rural. Nos sentimos muito acolhidos com o engajamento de todos da prefeitura. Foi uma cidade que realmente se inteirou, fez questão de fazer com que as coisas acontecessem com muita excelência e com muita qualidade”, ressaltou a coordenadora de projetos do Codanorte, Soraya Ottoni.

Em relação ao minicurso orientado que aconteceram nas escolas municipais Maria Geraldo Ruas e Simão da Costa Campos, o Secretário de Educação, Jardel Rodrigues, acompanhou de perto as atividades. Já a Ação na Praça contou a presença dos alunos que executaram as atividades no minicurso. Eles fizeram a musicalização e uma apresentação do que aprenderam. A ação contou ainda com a participação de diversas secretarias e da prefeita Valquíria, que ajudou a entregar para a população materiais informativos e educativos sobre o programa. Também teve orientação e promoção da Saúde Bucal além da disposição de um microscópio para que as crianças pudessem conhecer, em tamanho ampliado, a larva do mosquito.

O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, ressaltou a importância do programa para o combate a esse mosquito que tem causado internações e até óbitos na região. “Com o tema ‘Mosquito Vilão, aqui não’, queremos mostrar maneiras de combater esse vetor que faz vítimas anualmente, principalmente após o período chuvoso. Estamos acompanhando o aumento de casos de dengue, zika e Chikungunya, por isso a necessidade de unirmos forças contra esse problema de saúde pública”, destacou.


Cidade está entre as contempladas pelo programa no Norte de Minas

 “Vamos todos nos conscientizar para que esse mosquito seja definitivamente erradicado na nossa cidade. Precisamos de saúde, precisamos que as nossas pessoas estejam bem e essa parceria Codanorte, Funasa e Prefeitura de Varzelândia e nossos secretários tem dado certo. Vamos juntos, porque quem ama, cuida”, comentou a prefeita de Varzelândia, Valquíria Cardoso.

O representante do Instituto Estadual das Florestas (IEF) e do Codema, Pedro Coutinho, também participou das atividades e celebrou o resultado. “Gostaria de parabenizar o Codanorte por essa ação. São mais de cinco anos de parceria junto ao município. Quero deixar claro que a administração está aberta a qualquer projeto voltado para a melhoria ambiental e do nosso povo”, disse.  Para finalizar, o Secretário de Educação, Jardel Rodrigues, também demonstrou satisfação com os dois dias de evento. “É um prazer receber o consórcio. A equipe desenvolveu um trabalho muito bonito com os nossos alunos sobre a conscientização e para a erradicação do mosquito”.   Também participaram ativamente das atividades, a Secretária de Governo, Lucimara Borges, a Secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia de Fátima, e a Secretária de Saúde que foi representada no Fórum pela Roberta Rodrigues.

%d blogueiros gostam disto: