Vacinômetro aponta 2,08 milhões imunizados no Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Vacinômetro aponta 2,08 milhões imunizados no Norte de Minas

O Norte de Minas chegou a 2.082.946 pessoas vacinadas contra a Covid-19, sendo 885.714 pessoas já imunizadas com as duas doses, o que implica que 61,30% dos moradores já foram imunizados. Na segunda-feira, os municípios receberam duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19. Ao todo foram repassadas 37.885 doses de imunizantes da Pfizer da AstraZeneca e da CoronaVac. O painel vacinômetro contabilizou que 885.714 pessoas já tomaram as duas doses de uma das vacinas contra a Covid-19. Já o percentual de pessoas que já tomou a primeira dose de vacina contra a Covid-19 aumentou para 82,85%. Ao todo 1.197. 232 pessoas residentes no Norte de Minas já foram contempladas com o recebimento de uma dose de vacina. Outras 72.595 pessoas com idade acima de 60 anos ou trabalhadores da saúde já tomaram a terceira dose.

Por meio da Deliberação 7.870, da Comissão intergestores Bipartite (CIB), publicada no Diário Oficial Minas Gerais de sábado, 20, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reduziu de 8 para 3 semanas o intervalo para aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer/BioNtech contra a Covid-19. Além disso, entrou em vigor a aplicação da dose de reforço (terceira dose) na população com idade a partir de 18 anos, num intervalo de cinco meses após conclusão do esquema vacinal primário. Em pessoas com alto grau de imunossupressão o intervalo para a aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-19 será de 28 dias, após a última dose do esquema vacinal básico.

A subsecretária de vigilância em saúde da SES-MG, Janaina Passos explica que “o objetivo da redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose é acelerar a vacinação dos mineiros, aumentando a quantidade de pessoas com esquema vacinal completo. Dessa forma, conseguimos reduzir os índices de transmissão da doença e as internações, principalmente os casos graves”. A vacina a ser utilizada pelos municípios para a aplicação da dose de reforço deverá ser, preferencialmente, a da Pfizer ou, de maneira alternativa, da Janssen ou da AstraZeneca, independente de qual tenha sido o imunizante aplicado no esquema vacinal primário.

Para avançar na implementação da maior operação de vacinação já realizada no Estado, a SES-MG espera receber do Ministério da Saúde o quantitativo de doses suficiente para alcançar, ainda em dezembro deste ano, a chamada imunidade coletiva, quando 70% da população total do Estado terá concluído o esquema vacinal. Porém, a coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes reforça a necessidade da população manter os cuidados contra a Covid-19, com higienização constante das mãos, uso de máscaras, distanciamento social, além de cumprir o esquema de vacinação com aplicação da segunda dose, bem como da dose de reforço instituída pelo Ministério da Saúde e pela SES-MG.

%d blogueiros gostam disto: