UTC depende de energia elétrica para entrar em operação - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

UTC depende de energia elétrica para entrar em operação

A Usina de triagem e Compostagem (UTC) intermunicipal sediada em Icaraí de Minas e que atenderá todos os municípios daquela parte do Norte de Minas, foi concluída e depende apenas da Cemig para levar energia elétrica ao local. A UTC tem como foco a eliminação dos lixões e tem um aterro sanitário. A obra foi viabilizada com recursos do Fundo Estadual do Ministério Público de Minas Gerais, que repassou R$ 3,3 milhoes ao Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário Para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte).

Parte da verba implantará os sistemas de coleta seletiva nos municípios contemplados, a fim de que sejam destinados ao aterro sanitário somente o lixo não reciclável. Além de Icaraí de Minas, serão beneficiados os municípios de Brasília de Minas, Ubaí, São Francisco, Campo Azul e Luislândia.

A equipe do Codanorte apresentou o andamento do projeto de Construção da Usina de Triagem e Compostagem (UTC) e do Aterro Sanitário de Icaraí de Minas ao procurador-geral do MPMG, Jarbas Soares. Participaram da apresentação, o presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, o coordenador de planejamento, João Ribeiro, o secretário executivo, Enilson Francisco, além do prefeito de Olhos-d’ Água, presidente do Cisportal, e conselheiro fiscal do Codanorte, Rone Douglas.

Com a construção do Aterro e da UTC, o descarte de resíduos sólidos deixará de ser um problema em seis cidades do Norte de Minas, a partir de uma iniciativa do Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MPMG) em parceria com o Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário Para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), através do convênio nº 17/2022. Ao todo, foram destinados pelo Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Funemp) o valor de R$ 3 milhões para a construção do aterro sanitário e UTC com sede em Icaraí de Minas e que vão receber os resíduos das cidades de Icaraí de Minas, Ubaí, Luislândia, São Francisco, Campo Azul, Brasília de Minas. (GA)