URGÊNCIA NA BR-251 | Duplicação e privatização em debate no Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

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URGÊNCIA NA BR-251 | Duplicação e privatização em debate no Norte de Minas

O engenheiro Delmer Castellane salientou que estão sendo realizadas obras de revigoramento da base em alguns pontos da rodovia

O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) depende de estudos técnicos que analisarão o impacto ambiental para duplicar a BR-251, no Norte de Minas, segundo relatório apresentado pelo coordenador regional Sócrates Wendel Borges e o engenheiro Delmer Castellane Carvalho, responsável pela rodovia. Eles mostraram esta situação aos dirigentes da AMAMS, Maçonaria e FIEMG durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira na sede do DNIT em Montes Claros, onde foi solicitado que o cronograma da duplicação fosse antecipado. A AMAMS foi representada pelo secretário-executivo Felipe Leal, a FIEMG por Adauto Marques e a Maçonaria pelo presidente do Convenorte Dalton Max Oliveira e Lincoln Wagner.

A inclusão da duplicação no novo Programa de Aceleração do Crescimento, no trecho de Montes Claros a Francisco Sá, é um sinal de que este estudo será realizado, pois existe uma nova norma que determina que qualquer obra rodoviária depende deste estudo de impacto. Porém, isso depende da Diretoria Geral do DNIT em Brasília. Os dirigentes ainda esclareceram que a BR-251 deverá aumentar o fluxo de veículos de carga pesada, com a concessão da BR-116, para evitar trechos mais perigosos. Eles concordam que a solução é privatizar a BR-251, nos moldes do que ocorreu com a BR-135, de Montes Claros a Belo Horizonte, exigindo a duplicação.

O engenheiro Delmer Castellane salientou que estão sendo realizadas obras de revigoramento da base em alguns pontos da rodovia. Assim como, através do Programa Revitaliza, foi proposta a implantação da terceira faixa em pontos críticos. No entanto, como não foram liberados recursos, a obra não foi executada. Ele anunciou que serão reinstalados radares na rodovia, pois venceu o contrato com a antiga empresa, e a empresa que executará este serviço tem 180 dias para instalar os novos radares. O presidente da FIEMG Norte, Adauto Marques, informou que a FIEMG de Minas Gerais também abraçou a causa e, por isso, marcará uma reunião em Belo Horizonte com o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia e as entidades de classe para darem encaminhamento.

O secretário-executivo da AMAMS, Felipe Leal, reforçou o posicionamento do presidente José Nilson Bispo, prefeito de Padre Carvalho, sobre a importância da BR-251 para o desenvolvimento do Norte de Minas, pois recebe todo o fluxo de veículos na região. Ele ainda pediu informações sobre a BR-365, no Norte de Minas, e foi informado de que no trecho de Montes Claros a Jequitai há recursos para a recuperação e manutenção. O presidente do Convenorte, Dalton Max Oliveira, lembrou que o solo do Norte de Minas está encharcado com o sangue das milhares de vítimas deste “moedor de carne” que é a BR-251.

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