Universidade de Massachusetts admite estudo sobre refugiados venezuelanos - Rede Gazeta de Comunicação
Universidade de Massachusetts admite estudo sobre refugiados venezuelanos

O estudo ‘Refúgio em Trânsito: Um Estudo sobre a Política de Interiorização para Refugiados Venezuelanos em Montes Claros’ levou o egresso do Programa de Pós-Gradução Stricto Sensu em Desenvolvimento Social da Unimontes, Daniel Rocha Silva a ser admitido no Programa de Doutorado em Ciência Política e Estudos Jurídicos da Universidade de Massachusetts (UMass), nos Estados Unidos. Ele concluiu o mestrado na Unimontes em 2002, quando defendeu a dissertação, orientado pela professora Andréa Narciso.

A UMass é a maior universidade pública de pesquisa da região da Nova Inglaterra e se distingue pelos seus programas acadêmicos de alto nível, pesquisas de ponta e por ser inovadora.

Atualmente, Daniel Rocha dá continuidade aos seus estudos, com bolsa integral, sobre migração e refúgio na cidade de Amherst, em Massachusetts, onde está desde agosto de 2023. Ele que recebeu a notícia da sua admissão na Universidade de Massachusetts com muita satisfação. “Após mais de um ano entre a preparação e a candidatura, eu fui aceito em duas universidades e optei por cursar o Ph.D. em Ciência Política e Estudo Jurídico  na Universidade de Massachusetts (UMass)”.

Ele ressalta que o Education USA, uma rede do Departamento de Estado Norte-Americano, foi um grande apoiador da sua candidatura, com mentorias e financiamento de todo o processo, que foi extremamente caro. Assinala também a importância da sua formação na Unimontes. “A formação em Direito e o Mestrado em Desenvolvimento Social, ambos pela Unimontes, foram essenciais nessa conquista, por constituírem minha base acadêmica e de pesquisa. Sob orientação da professora Andréa Narciso, me tornei pesquisador, desenvolvendo a minha própria pesquisa e participando de grupos de estudos de pesquisa”, ressalta.

Entre os grupos de pesquisa que participou, ele cita o Opará-Mutúm (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Migrações e Comunidades Tradicionais do rio São Francisco) e o Niisa (Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental)”, coordenados pelas professoras Andréa Narciso e Felisa Anaya. “Eu me sinto verdadeiramente grato à Unimontes, sobretudo, aos professores, amigos e colegas do PPGDS, e privilegiado por divulgar o Norte de Minas numa região que é referência em ensino e pesquisa no mundo” enfatiza Daniel Rocha, que também foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-MEC).

Além disso, atuou como voluntário na Rede Acolhida Warao Montes Claros, projeto que constituiu uma rede de articulação da acolhida a refugiados venezuelanos indígenas em Montes Claros, compondo, também, sua amostra de estudos. “Para a coordenação, professores e estudantes, a aprovação de Daniel é vista com muita alegria, pois, além de enriquecer a trajetória acadêmica do estudante, favorece a política de internacionalização do Programa e da Universidade”, ressalta a professora Andreia Narciso.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: