Unimontes tem poucos alunos no retorno das aulas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Unimontes tem poucos alunos no retorno das aulas

A Universidade Estadual de Montes Claros voltou às aulas ontem, do primeiro semestre de 2022 de forma presencial, mas com pouca adesão, pois no turno matutino, poucos alunos comparecerem. Os professores iniciaram a greve, mesmo depois de dois anos só com aulas remotas.  O Comitê Gestor instituído por decisão colegiada pelo Conselho Universitário (CONSU) da Unimontes para as situações de pandemia da COVID-19, estabeleceu os critérios para a volta das aulas presenciais na instituição. A Unimontes seguirá as diretrizes do protocolo sanitário de retorno às atividades elaborado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) e, subsidiariamente, aquele implantado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).

Estas normativas foram elaboradas pelo CEPEx e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), considerando pontos como: a queda do nível de transmissão da COVID-19, aumento da cobertura vacinal e a cobertura de imunização na faixa etária da população mais jovem, dentre outros pontos descritos no protocolo estadual. Além da necessidade do uso de máscaras cobrindo boca e nariz, todos os prédios contarão com os suportes com álcool em gel para a higienização permanente. Fica mantida a recomendação de se evitar as aglomerações, abertura de portas e janelas dos ambientes e lavar as mãos com sabão constantemente.

Quanto ao uso do Restaurante Universitário, a utilização das mesas estará restrita a quatro pessoas. “Reforçamos a toda a comunidade acadêmica a necessidade de seguir todos os procedimentos educativos e de segurança a respeito do retorno presencial seguro”, pontua o professor Marcos Antônio Ferreira, presidente do Comitê Gestor. Caso algum estudante apresente sintomas gripais ou mesmo resultado positivo em diagnóstico para a COVID-19, a recomendação é para não comparecer aos espaços de aula e se comunicar com a coordenação do curso por e-mail. Para estes casos, fica resguardado o tratamento para a continuidade das atividades acadêmicas em regime especial. (GA)