Durante encontro realizado pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, no último dia 7, para a ordem de serviço da empresa que realizará obras de infraestrutura em 18 municípios do Norte de Minas, com recursos viabilizados pelo senador Carlos Viana, o reitor Wagner de Paulo Santiago aproveitou para apresentar o Projeto Unimontes Solidária, coordenado pela Pró-reitora de Extensão da Universidade.
“A Unimontes, por meio da educação, pode transformar a realidade. A instituição está à disposição dos municípios de sua área de abrangência para melhorar a vida das pessoas”. Esse ponto de vista foi destacado pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, explicando que o projeto conta com a participação voluntária de acadêmicos de diversos cursos de graduação, supervisionados por professores e que leva uma série de benefícios às comunidades de baixa renda, com atividades desenvolvidas em pequenos municípios durante os períodos de férias escolares.
O reitor sugeriu aos prefeitos que procurem a Universidade para que possam receber as caravanas do Unimontes Solidária em seus municípios. “Precisamos fortalecer a Universidade. Somente a educação pode transformar a realidade dos municípios”, afirmou o reitor.
Ele ressaltou que o Unimontes Solidária consiste em levar o conhecimento ensinado na sala de aula até a comunidade, proporcionando grandes benefícios para a população, gratuitamente. Por meio da iniciativa, são realizadas ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, meio ambiente, direitos humanos e justiça, desenvolvimento sustentável, cidadania, arte, cultura, esporte e lazer.
No encontro na sede do CIMAMS, o reitor Wagner de Paulo Santiago esteve acompanhado do pró-reitor adjunto de Extensão da Unimontes, professor Marcelo Brito, e da servidora Érika Queiroz, da Pró-reitora de Extensão. Eles entregaram material informativo para os prefeitos e assessores das prefeituras, esclarecendo como os municípios podem se inscrever no edital da Universidade para receber as delegações do Projeto Unimontes Solidária.
A seleção das cidades a serem contempladas é baseada no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios. Após a seleção, os prefeitos assinam um termo com a Universidade para formalizar o recebimento das delegações de alunos e professores. (Arthur Amorim Júnior)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)