Universidade debate as mudanças da profissão de assistente social e seu impacto na sociedade
A Universidade Estadual de Montes Claros, por meio do curso de Serviço Social da Unimontes, realizou nesta noite (25/04), a abertura oficial do IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social (ENMSS) que tem como tema central “O trabalho da/o assistentes social nas políticas sociais: um debate necessário”.
A solenidade de abertura foi presidida pelo reitor em exercício da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha com presença da coordenadora do curso de Serviço Social, professora Noêmia de Fátima Silva Lopes; da diretora do CCSA, Claudiana Aparecida Leal de Araújo; do presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS MG), Cláudio Henrique Miranda Horst; os coordenadores deste evento professores Diego Tabosa da Silva e Wesley Helker Felício Silva, professores, servidores técnico administrativos, acadêmicos e convidados.
O reitor em exercício saudou os presentes e parabenizou a organização pelo evento e pela necessidade de se promover o debate. “Sabemos o quanto é difícil realizar um evento dessa envergadura. É muito bonito ver essa quadra cheia, ver as pessoas que aqui estão para fazer esse debate tão necessário. E ao identificar a temática central desse evento, eu fico muito contemplado, porque enquanto advogado e profissional do direito, eu falo que o debate é sempre indispensável, faz parte também da atuação do profissional do direito, não há exercício da cidadania, não há exercício da justiça sem a possibilidade do debate, é no debate que a gente consegue construir políticas, é no debate que a gente consegue construir cidadania”, ressaltou o Dalton Caldeira.
O ENMSS é hoje uma importante proposta de evento para todo o estado de Minas Gerais, extrapolando, portanto, a região do Norte de Minas e, por isso, mobiliza assistentes sociais de todo o estado e de outras regiões do país. O tema abordado pelo evento visa contribuir para a discussão da relação ontológica do Serviço Social com as políticas sociais, considerando os desafios postos pela conjuntura socioeconômica brasileira.
A coordenadora do curso de Serviço Social da Unimontes, professora Noêmia de Fátima Silva Lopes agradeceu a presença de todos que contribuíram para a realização do evento e enalteceu a gestão da universidade. “Conseguimos reunir aqui contribuições de tamanha relevância e tão especiais para o pensamento do Serviço Social Crítico Brasileiro e do Estado de Minas Gerais, e em particular do Norte de Minas, que é uma região gigante, diversa e tão desigual, por isso nos desafia de forma permanente”.
“E de forma muito especial, agradecemos a gestão da Universidade, na pessoa do reitor em exercício, professor Dalton Caldeira, que confiou aos professores do curso de serviço social e a equipe organizadora deste evento todo o apoio recebido. Junto do apoio do CRESS MG e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) na aprovação do edital para a realização dos eventos”, ressaltou a coordenadora.
O presidente do CREES MG, Cláudio Henrique Miranda Horst também destacou a satisfação de participar do evento desde os primeiros anos e sua importância para Minas Gerais. “A CREES MG já considera este evento como o maior encontro de Serviço Social do Estado, que vem possibilitando mais um espaço de troca científica, de suspensão do cotidiano, de reflexões coletivas, de debate, de amadurecimentos importantíssimos para a nossa profissão, e esse ano falta aí o tema essencial para nós, dialogando sobre o trabalho profissional no âmbito das políticas sociais”.
Após a abertura foi realizada a conferência de abertura com o tema “A nova morfologia do trabalho e seus impactos na atuação da/o assistente social” ministrada pelas palestrantes: professora e assistente Social Yolanda Guerra, (professora do PPGSS/UFRJ; coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade/NEFSSC e do Projeto de Pesquisa em Rede: Desafio do acesso e das intervenções profissionais nas políticas sociais diante das Tecnologias de Informação e Comunicação- CNPq. Bolsista Produtividade CNPq.
Seguida da professora e assistente social, Raquel Raichelis – Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona. Ex-vice-reitora Acadêmica (2000-2004). Atual coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social (2020-2021:2021-2023). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Profissão, cadastrado no Diretório do CNPQ. É bolsista produtividade em pesquisa 1D do CNPQ. Linhas de pesquisa: fundamentos do Serviço Social, trabalho, política social, gestão pública, política de assistência social, SUAS, democratização, controle social.
Também presentes no IV Encontro o chefe do Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes, professor Geelison Ferreira da Silva; a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), acadêmica Carol Caldeira; o representante do Centro Acadêmico de Serviço Social Rosa Luxemburgo, Roberth Lincoln e representante da vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e deputada estadual, Leninha (assessora parlamentar Helen Santa Rosa, os vereadores Iara Pimentel e Daniel Dias.
O Encontro acontecerá até o dia 27/04, no qual de 13:30 horas e 14:00 horas, antecedendo a conferência de encerramento, os autores de livros publicados (em e-books ou impressos) a partir de março de 2022 terão espaço para divulgação e lançamento do seu trabalho. Para tanto é necessário preencher o formulário através do link: https://forms.gle/X87XApH6R7k7aVcs8
Acompanhe a programação completa pelo site: www.unimontes.br/eventos/enmss/
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)