A Universidade Estadual de Montes Claros promoveu, na segunda-feira (4/3), a abertura oficial das residências médicas e multiprofissionais ofertadas pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) em Montes Claros, Buritizeiro, Janaúba, Lassance, Pirapora e Taiobeiras. A solenidade, realizada na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria), foi presidida pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago.
O evento teve transmissão online, podendo ser acompanhado pelos profissionais das cidades atendidas com as residências médicas e multiprofissionais.
Foram iniciadas as atividades de 10 programas de residência médica, com o total de 59 residentes, distribuídos da seguinte forma: Anestesiologia (1 residente), Cirurgia Geral (5), Clínica Médica (5) Geriatria (2), Ginecologia e (4) Ortopedia e Traumatologia (2), Otorrinolaringologia (1), Pediatria (5) e Psiquiatria (2). A residência em Medicina de Família e Comunidade, oferecida nos polos Montes Claros, Janaúba, Januária, Coração de Jesus, Salinas, Pirapora e Taiobeiras, conta com o total de 32 residentes.
O reitor enalteceu o papel da instituição na formação continuada também para os profissionais de saúde, fundamentais para dar suporte, principalmente, ao Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, enfatizou, a Universidade contribui diretamente para a melhoria da qualidade do atendimento à população norte-mineira, além de fortalecer a sua atuação na pós-graduação.
Ao participar da solenidade, a secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, destacou a ação fundamental da universidade na formação continuada, contribuindo sobremaneira para a qualificação de profissionais e fortalecendo a prestação de serviços na área da educação e da saúde.
A abertura oficial das residências médicas e multiprofissionais contou, ainda, com a presença de diversas autoridades, entre elas, o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Marlon Cristian Toledo Pereira; o diretor de Desenvolvimento Acadêmico do Hospital Universitário Clemente de Faria, professor Henrique Barbosa Andrade; o coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu da Unimontes, professor Cristiano Leonardo de Oliveira Dias; o coordenador das Residências Médicas, professor Divino Urias; e a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional, professora Andra Aparecida da Silva Dionízio, além dos coordenadores e preceptores das residências e dos próprios residentes. (Ascom Unimontes)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)